UNOESC CHAPECÓ E INSTITUTO AVANÇADO DE ROBÓTICA LANÇAM CURSOS INOVADORES DE PÓS-GRADUAÇÃO

A Unoesc Chapecó e o  Instituto Avançado de Robótica® – I.A.R, duas instituições com marcas e atuações fortes em suas áreas e regiões, juntam-se para contribuir e fortalecer a formação de profissionais altamente capacitados para atuar no mercado industrial inovador e lançam dois cursos de especialização Lato Sensu em Engenharia Robótica e Indústria 4.0, ambos focados nas tendências do mercado industrial e na formação de carreiras que são a promessa do futuro.

O curso de Pós-Graduação em Engenharia Robótica formará peritos em robótica (Robotistas) para atuar na indústria de base Metalmecânica e em outros segmentos que utilizam manipuladores robóticos. O segundo curso foca na formação de especialistas da indústria 4.0 para atuar nesse mercado, originado na Alemanha e presente em países desenvolvidos, e que deve se consolidar no Brasil nos próximos 10 anos. O conceito 4.0 engloba as principais inovações tecnológicas nos campos de: automação, controle de processos, internet das coisas, realidade virtual e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.

No Brasil existe uma carência de mão de obra qualificada na área de robótica e mecatrônica. Tal carência justifica o lançamento de uma pós em engenharia robótica. Já a justificativa para o lançamento da Pós-Graduação em Indústria 4.0 é mais expressiva porque é um cenário completamente inovador em nosso país e que deve se consolidar nos próximos anos. As competências para esse tipo de mão obra ainda estão sendo criada e esse profissional será muito disputado.

DIFERENCIAIS EXCLUSIVOS DAS ESPECIALIZAÇÕES

Parceria com empresas do ABC Paulista e principais montadoras: VW.; GM; FORD entre outras;

Uso de licenças da SIEMENS PLM, ABB e KUKA;

Patente de marca registrada no INPI;

Atribuição no CREA para assinar ART.

INSTITUTO AVANÇADO DE ROBÓTICA – I.A.R

O I.A.R tem como objetivo formar “Robotistas” (especialistas do mais alto nível em operação, programação e manutenção mecânica/elétrica de robôs industriais), mão de obra ainda escassa no Brasil. Utiliza uma metodologia própria e estruturada, desenvolvida ao longo de vários anos de trabalho de seus profissionais na área, de forma a facilitar o aprendizado e a prática dos “treinandos,” preparando-os para atender às demandas deste mercado.

Por meio de uma unidade móvel de treinamento avançado em robótica industrial (pioneira no Brasil, já adaptada ao conceito de indústria 4.0), o I.A.R dispõe de salas de aula equipadas com manipuladores robóticos de última geração, integrados a sistemas de visão artificial, sensores, PLC, painel de I/O’s e diversos sistemas físicos de simulação de pick&place, paletização, soldagem, colagem e outros. O I.A.R tem parceiras consagradas com a ABB, KUKA, FANUC, MOTOMAN, COMAU, REIS ROBOTICS, MITSUI MOTION, SIEMENS, COGNEX, ABIMAQ, CAMARA AHK, SCHUNK, UNIMEP, SATC, IEP.

— A robótica avançada e a indústria 4.0 já são uma realidade e estão sendo vistas como a melhor saída para a retomada da economia. Não existe tecnologia sem pessoas e é por esse motivo que acreditamos na parceria com a Unoesc para formar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho nacional — afirma Rogério Vitalli, Diretor Executivo do I.A.R e coordenador das especializações.

— Para alcançar melhores resultados no mercado, a palavra de ordem nos tempos atuais nas empresas é a inovação. Para os processos industriais, a inovação começa a se consolidar com o advento da “Indústria 4.0” e a robótica avançada, promovendo maior eficiência e competitividade — finaliza Gilberto Pinzetta, Coordenador Geral de Pós Graduação e Coordenador do Centro de Gestão e Empreendedorismo da Unoesc Chapecó.

Os interessados nas especializações, deverão realizar a inscrição pelo site da Unoesc ou entrar em contato com a Central de Relacionamento da Unoesc Chapecó pelo telefone (49) 3319-2665.

 

ENGENHARIA ROBÓTICA: Inscrições abertas em: http://www.unoesc.edu.br/cursos/pos-graduacao/engenharia-robotica-convenio/apresentacao/1568/600/aberto

 

INDÚSTRIA 4.0: Inscrições abertas em: http://www.unoesc.edu.br/cursos/pos-graduacao/industria-40-convenio/apresentacao/1570/600/aberto

 

*Texto: Unoesc Chapecó e Instituto Avançado de Robótica