Projetos Especiais
Desenvolva o seu Projeto Especial com o I.A.R.
Após anos de pesquisa e notória experiência prática em indústria na área de Robótica Industrial Avançada e Sistemas Mecatrônicos Complexos, o Instituto Avançado de Robótica – I.A.R. criou o Departamentos de Projetos Especiais. O objetivo é concentrar inúmeros profissionais altamente qualificados nas áreas gerais de EXATAS, HUMANAS e BIOLÓGICAS, além de parceiros e ex-alunos do próprio I.A.R. para que juntos possamos “pensar-aprender-realizar” projetos colaborativos e multidisciplinares no campo da Ciência e Tecnologia. Além disso Empresas, Universidades, Faculdades, Institutos, Profissionais Liberais e Inventores poderão trazer suas “demandas” e desenvolver suas “ideias” para que sejam transformados em produtos ou serviços para o mercado de trabalho e para o bem da sociedade.
DIFERENÇAS ENTRE ÁREAS:
Engenharia de Controle e Automação: No Brasil, “ao pé da letra,” o Art. 1 da resolução 427 de 05 de Março de 1999 do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) discrimina as atividades profissionais do Engenheiro de Controle e Automação com o seguinte objetivo:
___ “Desempenho de atividades referente ao controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção e seus serviços afins relacionados.” Fonte: MEC e CONFEA.
Engenharia Mecatrônica: No Brasil, existe uma grande confusão com o termo “Mecatrônica”. O mais lamentável é que não existe esforço do MEC e CONFEA para regularizar essa modalidade de engenharia. Ela geralmente está associada à uma ênfase da Engenharia Elétrica, Mecânica ou afins. A boa notícia é que para a comunidade internacional tudo é muito bem definido e claro com o seguinte objetivo:
____ “É uma ciência multidisciplinar que combina sistemas avançados de engenharia mecânica, elétrica e computação. O manipulador robótico industrial é o melhor exemplo de produto mecatrônico.” Fonte: YASKAWA JAPAN (Tetsuro Mori, 1969 – Engenheiro Sênior quem criou o termo).
Engenharia Robótica®: No Brasil, não existe nenhum curso superior ou de pós-graduação que estuda esse novíssimo campo de engenharia; muito menos qualquer regulamentação do MEC, CONFEA ou outro órgão federal. O Instituto Avançado de Robótica – IAR através de sua reputação, experiência na indústria e sólidos conhecimentos em tecnologia, entrou com pedido de patente no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual sob Nº do Processo: 906638623) com o seguinte objetivo:
___ “Desenvolver mercados futuros, pesquisa aplicada e inovação para a indústria nas seguintes áreas: Robótica Educacional, Robótica Industrial, Robótica Biônica, Robótica Móvel, Robótica Colaborativa, Robótica Espacial, Robótica Médica, Robótica Humanoide, Robótica Aquática, Robótica Social, Inteligência Artificial e Ficção Científica. Fonte: IAR (A Robótica irá recriar os empregos – Rogério Vitalli, – Criador do I.A.R.).
BENEFÍCIOS:
- Segurança e Qualidade para as Empresas;
- Produtividade e Competitividade para a Indústria Avançada;
- Customização de Produtos Inteligentes;
- Uniformidade de Processos Fabris;
- Melhores Condições de Trabalhos;
- Padronização dos Procedimentos de Manutenção;
- Diminuição das Ocorrências de Falhas no Chão de Fábrica;
- Virtualização da Célula Robótica de Manufatura Avançada;
- Comissionamento Virtual das Operações;
- Conectividade com a Fábrica e com Ferramentas de Produção.
DESAFIOS:
- Soluções Inovadoras em Engenharia Robótica®;
- Cocriação de Novos Empregos;
- Criatividade, Flexibilidade e Agilidade nos Processos;
- Inteligência e Conexão das Cadeias Produtivas;
- Adequações às Normas NR-12;
- Criação e Validação de Procedimentos de Segurança;
- Manutenção Mecatrônica Colaborativa;
- Célula Robótica Conectada e Protegida (Ciber-Segurança);
- Simulação e Validação Digital dos Tempos de Ciclo;
- Qualificação em Alto Nível da Mão de Obra.