TREINAMENTO MATEMÁTICA AVANÇADA

O curso CÁLCULO E SUA APLICAÇÃO NA VIDA E NA INDÚSTRIA é fundamentado nos trabalhos científicos interpretados segundo a ótica educacional: didática-filosofia-aplicação e que procura ser acessível ao maior número de pessoas. A construção das aulas tem por finalidade enfatizar a individualidade de cada matemático através da leitura livre de suas vidas e obras quando se despojou o banal e ressaltou o genial. Para isso, inúmeras vezes foi necessário recorrer a fatos ilustrativos que ocorriam décadas ou séculos depois aos quais jamais foram citados pelo personagem focalizado e sim induzidos por suas ideias. Essa mistura temporal descaracteriza a originalidade, porém, quando feita criteriosamente, reforça o entendimento do assunto ministrado, apostando que para compreender uma obra de 1740 faz-se necessário estudar obras de 1720 e 1760.

Esse sanduíche temporal é o fio histórico que foi seguido nessa andança dentro do labirinto chamado exatas. É também a principal diferença entre o curso que estamos oferecendo e os livros didáticos que se preocupam tão somente com o formalismo e o rigor antiproducente disseminado em obras escritas em uma época quando nem mesmo o conceito de Ciências Exatas existia. O rigor e o formalismo do livro didático aparecerão no curso oportunamente, no tempo certo (matemática do século XIX) acompanhados da semiótica, bem como real necessidade de mudança. Quanto as traduções de palavras chaves (latim, árabe, grego, sânscrito,…), optou-se mais pela abrangência do significado semântico-literário, que muitas vezes se revelou estéril, pois o constante e paulatino avanço da matemática, faz com que muito dos conceitos formadores de seu jargão, sofram verdadeira e curiosa metamorfose. As frases lidas ao final de cada aula (lápides, panos mortuários, cartas, coroa de flores, solenidades religiosas, etc.), foram escolhidas, traduzidas, trabalhadas ou criadas, segundo um critério nada científico: a busca da emoção. Com tudo isso colocado é flagrante a existência de uma divergência entre informações fornecidas no curso e a verdade acontecida no passado. Essa divergência está condicionada a quantidade, qualidade, facilidade dos originais, didática dos matemáticos e o esforço do Prof. Vitalli de entender determinados fatos complexos. Assim, é importante destacar que todo e qualquer acerto, deve-se ao brilhantismo e transparência dos personagens e de suas obras; e qualquer erro deve-se tão somente a este professor que se propôs a recriar a história das exatas, ensinando a profissão de consultor aos seus alunos e ajudando as empresas serem mais competitivas.

A MATEMÁTICA COMO VOCÊ NUNCA VIU: Estudar matemática nem sempre agrada adolescentes, jovens e adultos. No entanto, ela é fundamental para as atividades diárias como ir ao supermercado, abastecer o veículo, pagar as contas do mês ou sair para um lanche, um jantar ou até um passeio.  Os cálculos estão introduzidos no nosso dia a dia como uma necessidade e não há como escapar. Além disso, ela é peça fundamental para as empresas e indústrias que, na maioria das vezes, carecem de profissionais qualificados em qualquer área de atuação, que conhecem e dominam cálculos.  Por isso, o engenheiro mecatrônico e mestre em robótica industrial, Prof. Vitalli elaborou a palestra “O cálculo e sua aplicação na vida e na indústria”. De um jeito irreverente e descontraído, o professor e também consultor apresenta-se nas universidades e escolas. Utilizando-se de objetos presentes no cotidiano como garrafas pet, embalagens de creme dental e desodorantes, além de exemplos como a logística de produção de absorventes íntimos femininos, chocolates, vidros de azeitonas e até o conceito de máxima resistência presente em um ovo, Vitalli aproxima, de uma forma simples e fácil, a complicada e assustadora disciplina de matemática dos espectadores presentes na palestra.

Como fazer uma plantação de cana de açúcar otimizada? Como confeccionar um produto com a máxima eficiência, economia, conforto e segurança? Como fazer um transporte de produtos de forma segura? Como armazenar e manter a qualidade de um produto? Essas são algumas das questões levantadas durante a palestra, essenciais para o bom desenvolvimento e crescimento das empresas e indústrias. Com a escassez de profissionais qualificados que se interessam pela área de exatas,  as soluções desses problemas custam verdadeiras fortunas, mas há empresas dispostas a pagar, e muito, pelas respostas. Além da aplicação profissional, Vitalli apresenta uma visão carinhosa e romântica da disciplina. Para ele, a “matemática não é prosa, é poesia”, e, que ao longo dos anos sofreu uma transformação absurda e equivocada. Durante a palestra, o consultor questiona a forma como a disciplina é ensinada nas escolas brasileiras, tanto na rede pública quanto na particular. A maneira como a matemática foi sendo modificada ao longo do tempo, nos livros escolares, nas instituições acadêmicas, por diversos autores, fazendo com que os estudantes “engolissem goela abaixo” uma quantidade imensa de fórmulas, equações e cálculos que, na prática, não serão utilizados no dia a dia e que acabam somente por desestimular o interesse dos alunos pelas exatas.

O I.A.R. oferece treinamentos em MATEMÁTICA AVANÇADA para Engenheiros, Físicos, Matemáticos, Professores, Pesquisadores, Profissionais de Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Estudantes do Ensino Médio, Pré-Vestibular, Universitários e pessoas interessadas na área. O treinamento deve ser visto como um processo e não como um evento, por isso a sensibilização das pessoas da necessidade de retorno do treinamento, pode ser traduzido em melhores resultados. Por esta razão é que nós não somente produzimos tecnologia, mas também padrões de altíssima qualidade na área de treinamento. É por isso que o Instituto Avançado de Robótica® – I.A.R. percebeu que algumas das mais importantes descobertas científicas ocorreram naqueles raros momentos de inspiração, quando o cientista, repentinamente, foi tocado por uma ideia brilhante que o levou a uma descoberta.

MÓDULOS DISPONÍVEIS

MÓDULOS DESCRIÇÃO
MT-01 O CÁLCULO E SUA APLICAÇÃO NA VIDA E NA INDÚSTRIA – MÓDULO 01
MT-02 O CÁLCULO E SUA APLICAÇÃO NA VIDA E NA INDÚSTRIA – MÓDULO 02
MT-03 O CÁLCULO E SUA APLICAÇÃO NA VIDA E NA INDÚSTRIA – MÓDULO 03
MT-04 O CÁLCULO E SUA APLICAÇÃO NA VIDA E NA INDÚSTRIA – MÓDULO 04
MT-05 O CÁLCULO E SUA APLICAÇÃO NA VIDA E NA INDÚSTRIA – MÓDULO 05

EMENTAS

icoAlertO treinamento do I.A.R. será ministrado no idioma Português, mas para preservar o vocabulário e os termos técnicos originais, o conteúdo programático é exibido abaixo no idioma Inglês. O I.A.R. ressalta que faz uso de uma metodologia própria e original de ensino desenvolvida e aprimorada ao longo de anos de pesquisa pelo Prof. Vitalli com a sua didática e técnicas de aprendizagem.

O Cálculo e sua Aplicação na Vida e na Indústria – MÓDULO-01 (40 HORAS)

I. Público Alvo
Engenheiros, Físicos, Matemáticos, Professores, Pesquisadores, Profissionais de Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Estudantes do Ensino Médio, Pré-Vestibular, Universitários e pessoas interessadas na área.

II. Pré-Requisito(s) Exigido(s)
Ensino Fundamental Completo.

III. Pré-Requisito(s) Recomendado(s)
Não Há.

IV. Objetivos
Apresentar um novo método de se ensinar / estudar matemática e preparar o aluno para realizar trabalho de consultoria. Viver a dificuldade e o brilhantismo dos personagens da matemática desde a antiguidade até hoje, baseando-se em trabalhos originais da época em latim, grego, maia, egípcio (com comentários em português e interpretação junto ao professor). Acumular conhecimento matemático avançado e saber como utilizar em aplicações úteis para solucionar os problemas das empresas através de consultorias. Motivação pelas EXATAS. Desenvolver Pesquisa em nível de Pós-Graduação.

Conteúdo Programático
1-) Nascimento e Surgimento da Matemática (08/06/1637)
2-) Discurs de La Méthode (René Descartes)
3-) Logaritmos (John Napier)
4-) Limites (Newton)
5-) Cálculo Diferencial Integral (Leibniz)
6-) As leis da Natureza (Newton)
7-) Cálculo Diferencial Integral Aplicado (Leibniz)
😎 Derivadas de Funções Trigonométricas (Leibniz e Lagrange)
9-) Reflexão e Refração da Luz (Fermat)
10-) Equações Diferenciais (Euler)
11-) Principio (Newton)
12-) Método de Newton-Rapson (Descrito por Euler)
13-) Séries (Maclaurin e Taylor)
14-) Solução de Limites e Derivadas (Vários Autores)
15-) Triângulo de Pascal (Blaise Pascal)
16-) Geometria (Método dos Gregos)
17-) Cálculo Integral (Vários Autores)
18-) Teoria dos Grupos (Gallois)
19-) Teoria da Relatividade (Albert Einstein)
20-) Consultorias (Vitalli)

O Cálculo e sua Aplicação na Vida e na Indústria – MÓDULO-02 (40 HORAS)

I. Público Alvo
Engenheiros, Físicos, Matemáticos, Professores, Pesquisadores, Profissionais de Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Estudantes do Ensino Médio, Pré-Vestibular, Universitários e pessoas interessadas na área.

II. Pré-Requisito(s) Exigido(s)
MAT-01

III. Pré-Requisito(s) Recomendado(s)
Não Há.

IV. Objetivos
Apresentar um novo método de se ensinar / estudar matemática e preparar o aluno para realizar trabalho de consultoria. Viver a dificuldade e o brilhantismo dos personagens da matemática desde a antiguidade até hoje, baseando-se em trabalhos originais da época em latim, grego, maia, egípcio (com comentários em português e interpretação junto ao professor). Acumular conhecimento matemático avançado e saber como utilizar em aplicações úteis para solucionar os problemas das empresas através de consultorias. Motivação pelas EXATAS. Desenvolver Pesquisa em nível de Pós-Graduação.

Conteúdo Programático
1-) Mecânica Analítica (Lagrange)
2-) Cálculo Variacional (Gean Bernoulli)
3-) Limites Indeterminados (L’Hospital)
4-) Catenária (Leibniz)
5-) Versieira (Agnesi)
6-) Extensão Geométrica do Cálculo Variacional (Bernoulli)
7-) Física e Matemática (Estudos de Bassia)
😎 Equações Diferenciais (D’Alembert)
9-) Trigonometria (Vários Autores)
10-) Fragmentos de Consultoria Especiais (Vitalli)
11-) Método dos Mínimos Quadrados (Vários Autores)
12-) Álgebra-Produto Escalar, Vetorial e Misto (Vários Autores)
13-) Aerodinâmica de Veículos Terrestres (Vários Autores)
14-) Funções Gama e Beta (Vários Autores)
15-) Princípio de Maupertius-Plateau (Por Hamilton)
16-) Trigonometria Hiperbólica (Vários Autores)
17-) Uma Integral Especial (Vitalli)
18-) Consultorias de Mecatrônica (Vitalli)
19-) Consultorias de Robótica (Vitalli)
20-) Aula de Ética em Consultorias (Vitalli)

O Cálculo e sua Aplicação na Vida e na Indústria – MÓDULO-03 (40 HORAS)

I. Público Alvo
Engenheiros, Físicos, Matemáticos, Professores, Pesquisadores, Profissionais de Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Estudantes do Ensino Médio, Pré-Vestibular, Universitários e pessoas interessadas na área.

II. Pré-Requisito(s) Exigido(s)
MAT-02

III. Pré-Requisito(s) Recomendado(s)
Não Há.

IV. Objetivos
Apresentar um novo método de se ensinar / estudar matemática e preparar o aluno para realizar trabalho de consultoria. Viver a dificuldade e o brilhantismo dos personagens da matemática desde a antiguidade até hoje, baseando-se em trabalhos originais da época em latim, grego, maia, egípcio (com comentários em português e interpretação junto ao professor). Acumular conhecimento matemático avançado e saber como utilizar em aplicações úteis para solucionar os problemas das empresas através de consultorias. Motivação pelas EXATAS. Desenvolver Pesquisa em nível de Pós-Graduação.

Conteúdo Programático
1-) Mecânica Celeste (Laplace)
2-) Mecânica Analítica Aplicada (Lagrange)
3-) Séries de Fourier (Fourier)
4-) Estatística (Vários Autores)
5-) Pesquisa Operacional (Vários Autores)
6-) Cálculo Tensorial (Vários Autores)
7-) Álgebra Imaginária (Por Euler)
😎 Sobre Limites Complexos (Cauchy)
9-) Teorias Formalistas (Vários Autores)
10-) Operador Autodestrutivo (Ricieri)

O Cálculo e sua Aplicação na Vida e na Indústria – MÓDULO-04 (40 HORAS)

I. Público Alvo
Engenheiros, Físicos, Matemáticos, Professores, Pesquisadores, Profissionais de Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Estudantes do Ensino Médio, Pré-Vestibular, Universitários e pessoas interessadas na área.

II. Pré-Requisito(s) Exigido(s)
MAT-03

III. Pré-Requisito(s) Recomendado(s)
Não Há.

IV. Objetivos
Apresentar um novo método de se ensinar / estudar matemática e preparar o aluno para realizar trabalho de consultoria. Viver a dificuldade e o brilhantismo dos personagens da matemática desde a antiguidade até hoje, baseando-se em trabalhos originais da época em latim, grego, maia, egípcio (com comentários em português e interpretação junto ao professor). Acumular conhecimento matemático avançado e saber como utilizar em aplicações úteis para solucionar os problemas das empresas através de consultorias. Motivação pelas EXATAS. Desenvolver Pesquisa em nível de Pós-Graduação.

Conteúdo Programático
1-) Lacroano (Lacroix)
2-) Liovilleano (Lioville)
3-) Riviliano (Reiman)
4-) Derivadas Facionárias (Laurent)
5-) Semiótica (Peirce)
6-) Teoria da Percolação (Lenz e Ising)
7-) Dedução da Equação de Onda (Para Concurso Público)
😎 Semiótica Avançada e Aplicada (Peirce)
9-) Construtivismo (Polyá)
10-) Gradeamento (Vários Autores)
11-) Teoria dos Grafos (Yukata)
12-) Rede Pert (Tanyyama)
13-) Semiótica Construtivista (Lehmer)
14-) Mecânica Quântica (Vários Autores)
15-) Consultorias (Vitalli)

O Cálculo e sua Aplicação na Vida e na Indústria – MÓDULO-05 (40 ou 20 HORAS)

I. Público Alvo
Engenheiros, Físicos, Matemáticos, Professores, Pesquisadores, Profissionais de Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Estudantes do Ensino Médio, Pré-Vestibular, Universitários e pessoas interessadas na área.

II. Pré-Requisito(s) Exigido(s)
MAT-04

III. Pré-Requisito(s) Recomendado(s)
Não Há.

IV. Objetivos
Apresentar um novo método de se ensinar / estudar matemática e preparar o aluno para realizar trabalho de consultoria. Viver a dificuldade e o brilhantismo dos personagens da matemática desde a antiguidade até hoje, baseando-se em trabalhos originais da época em latim, grego, maia, egípcio (com comentários em português e interpretação junto ao professor). Acumular conhecimento matemático avançado e saber como utilizar em aplicações úteis para solucionar os problemas das empresas através de consultorias. Motivação pelas EXATAS. Desenvolver Pesquisa em nível de Pós-Graduação.

Conteúdo Programático
1-) Frações de Farey (Por Cantor)
2-) Teorema de Pick (Pick)
3-) Árvore Numérica (Stern e Brocot)
4-) Cálculo Tensorial Aplicado (Vários Autores)
5-) Jogo de Malha (Leclerc)
6-) Teoria dos números Primos (Rivest e Shamir)
7-) Método Mass (Hopper)
😎 Termodinâmica (Vários Autores)
9-) Cálculo Operacional (Vários Autores)
10-) Equação de Navier-Stokes (Por Lorenz)
11-) Sistemas Dinâmicos (Poincaré)
12-) Dinâmica de Populações (Verhulst)
13-) Teoria dos Fractais (Mandeubrot)
14-) Linhas Geográficas (Richardson)
15-) Absorvente Higiênico Brasileiro (Gomes)
16-) Teoria dos Nós em Matemática Financeira (Vários Autores)
17-) Leis de Benford (Benford)
18-) Expoente de Hust (Hust)
19-) Consultorias (Vitalli)
20-) Cerimônia de Formatura do Curso (Com Padrinhos e/ou Madrinhas)

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