ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM INDÚSTRIA 4.0
A indústria mundial passa por um período de transformação sob a ótica de uma nova lógica de produção (do virtual para o real). É cada vez maior a necessidade de implantação de processos ágeis, eficientes e produtivos. Para isso, é preciso dar um salto tecnológico. O termo “Indústria 4.0” foi usado pela primeira vez na Hannover Messe. Em Outubro de 2012, o Grupo de Trabalho na Indústria 4.0, presidido por Siegfried Dais (Robert Bosch GmbH) e Henning Kagermann (German Academy of Science and Engineering) apresentaram um conjunto de recomendações para implementação da Indústria 4.0 ao Governo Federal Alemão. Em Abril de 2013, novamente na Feira de Hannover, o relatório final do Grupo de Trabalho da Indústria 4.0 foi apresentado, proporcionando uma verdadeira revolução colaborativa nos processos produtivos, criando cadeias de valor agregado revolucionárias.
De acordo com relatório apresentado pelo Boston Consulting Group (BCG) são dez as tecnologias aplicadas a Indústria 4.0:
1 – Robôs Inteligentes, capazes de interagir com outras máquinas e com os seres humanos, atuando de maneira mais flexível e colaborativa;
2 – Manufatura Aditiva e Híbrida, permitindo a produção através de impressoras 3D;
3 – Simulação Virtual, esta etapa permite que os processos e produtos sejam testados e ensaiados durante a fase de concepção, reduzindo custos com falhas e o tempo de projeto;
4 – Integração Horizontal e Vertical dos Sistemas, sistemas ERP, MES, SAP que integram toda a cadeia de valor produtiva, por meio da análise e tomada de decisão de dados;
5 – Internet das Coisas, permite conectividade entre os diversos dispositivos flexibilizando o acesso e controle em todo o processo produtivo;
6 – Big Data & Analytics, sistemas inteligentes que identificam falhas nos processos, melhorando a qualidade da produção em tempo real, economizando energia e melhorando a eficiência na utilização de todos os recursos produtivos;
7 – Cloud Computing, acesso ao banco de dados e suporte de qualquer local do planeta, permitindo a integração de sistemas e plantas em locais distintos, mesmo que distantes fisicamente, da mesma forma o controle e o suporte podem ser efetuados de maneira global;
8 – Segurança Cibernética, sistemas de comunicação cada vez mais seguros e evoluídos garantindo o “accountability” do processo de produção (Fazer Certo a Primeira Vez, todas as Vezes);
9 – Realidade Aumentada, Suporte que permite que o usuário atue dentro dos sistemas ciber-físicos (CPS) com uma visão e tutoria assertiva indicando passo a passo todas as instruções e comandos necessários para um reparo, ou uma nova parametrização do processo. Com a indústria 4.0 haverá um aumento de produtividade e redução de custos nos processos fabris, melhor utilização dos recursos e economia de energia, sendo, portanto, um sistema para auxiliar no desenvolvimento sustentável.
10 – Ética, Princípios universais, ações que acreditamos e não mudam independentemente do lugar onde estamos. Diferencia-se da moral pois, enquanto está se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão. A ética incluía a maioria dos campos de conhecimento que não eram abrangidos na física, metafísica, estética, na lógica, na dialética e nem na retórica. Assim, a ética abrangia os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, às vezes política. Porém, com a crescente profissionalização e especialização do conhecimento que se seguiu à revolução industrial, a maioria dos campos que eram objeto de estudo da filosofia, particularmente da ética, foram estabelecidos como disciplinas científicas independentes. Assim, é comum que atualmente a ética seja definida como a “área que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas.” Para a indústria 4.0 a ética é de fundamental importância na transparência dos negócios, na cultura entre as empresas e na formulação dos preços das consultorias.
Diante deste contexto e por acreditar na importância da área de Exatas e engenharia com todas as suas especialidades, o Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.) desenvolveu o curso de pós graduação lato senso (especialização) em Indústria 4.0 que aborta com profundidade o tema, que possibilita muita experiência prática dentro da unidade móvel do I.A.R. de alta tecnologia, que faz uso de softwares da Siemens Digital Industries Software (antiga SIEMENS PLM) de última geração e que está revolucionando o segmento industrial. Seja um Especialista em Indústria 4.0 e atue em um campo de conhecimento atual, inovador, em crescimento e com ampla inserção no mercado de trabalho brasileiro.
BENEFÍCIOS
01- Redução de Custos; |
||
02- Economia de Energia; | ||
03- Aumento da Segurança; | ||
04- Conservação Ambiental; | ||
05- Redução de Erros; | ||
06- Fim do Desperdício; | ||
07- Transparência nos Negócios; | ||
08- Aumento da Qualidade de Vida; | ||
09- Personalização e Escala sem Precedentes; | ||
10- QUALIDADE DA MÃO DE OBRA. |
DESAFIOS
01- Gerenciamento de Sistemas Complexos; |
||
02- Infraestrutura Confiável de Banda Larga; | ||
03- Segurança para Comunicações "abertas"; | ||
04- Projeto e Organização do Trabalho; | ||
05- Treinamento e Desenvolvimento Contínuo; | ||
06- Regulamentações e Marco Legal; | ||
07- Eficiência de Recursos; | ||
08- Criação de Novas Habilidades; | ||
09- Criação de Novos Postos de Trabalho; | ||
10- QUALIDADE DE VIDA. |
Objetivo Geral:
Formar especialistas em Indústria 4.0 capazes de atuarem com sistemas de manufatura na solução de problemas complexos da indústria avançada.
Objetivos Específicos:
O especialista em indústria 4.0 possuirá conhecimentos específicos para atuar nos “10 pilares” dessa nova indústria moderna. Esse profissional influenciará no processo de tomada de decisão para todos os projetos implementados dentro do conceito da Quarta Revolução Industrial.
Profissional com formação completa em Engenharia ou Tecnologia em qualquer ênfase e modalidade.
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
O programa aborda aspectos fundamentais na construção e projeto de fábricas inteligentes. As concepções das disciplinas teóricas foram cuidadosamente desenvolvidas de maneira aplicada e com alto rigor acadêmico, ou seja, cada conteúdo ministrado será fecundado com exemplos práticos em modernos laboratórios. As abordagens práticas motivaram na criação do curso de especialização porque os alunos poderão vivenciar projetos que são concebidos primeiro em ambiente virtual e depois são implementados no mundo real. Através de parcerias com a Siemens Digital Industries Software (antiga SIEMENS PLM), MERKLE GROUP, ABB, KUKA, FANUC, YASKAWA MOTOMAN e outras. Os participantes terão experiências com especialistas e profissionais com ampla experiência no “chão de fábrica.” Durante o decorrer do programa, o pós-graduando poderá realizar o seu TCC aplicado à um problema da indústria com a orientação de um professor do programa e um co-orientador da indústria. Temos intenção de atingir inovação e resultados expressivos com o uso da unidade móvel de robótica de alta tecnologia do Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.) ao qual possui alto valor agregado para desenvolvimento de pesquisa de ponta.
MONOGRAFIA (TCC) – Obrigatório
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (PARTE PRÁTICA)
A-) Identificar um problema (“case real”) na indústria avançada que permita a integração das tecnologias 4.0.
B-) Análise de aplicações de engenharia possíveis em uma indústria qualquer. Elaboração de um método para diagnóstico e detecção de falhas; seguido de manutenção preditiva, e um plano de trabalho de adaptação para a indústria 4.0.
USO DE SOFTWARES
No decorrer nas disciplinas do programa de pós-graduação Lato Senso os docentes do I.A.R. farão uso de softwares da Siemens PLM (Process Simulate, Plant Simulation e outros), além dos softwares dos próprios fabricantes de robôs: ABB, KUKA, FANUC e YASKAWA MOTOMAN.
CARGA HORÁRIA | DISCIPLINAS | ||||
40 | 1 | Manufatura Aditiva e Híbrida; | |||
40 | 2 | Internet das Coisas; | |||
40 | 3 | Produtrônica; | |||
40 | 4 | Tecnologia em Big Data; | |||
40 | 5 | Engenharia de Customização; | |||
40 | 6 | Sistemas Mecatrônicos Aplicados; | |||
40 | 7 | Sistemas Cíber-Físicos (CPS); | |||
40 | 8 | Modelagem Simulação e Validação Digital; | |||
40 | 9 | Tópicos Especiais em Robótica Industrial Avançada; | |||
40 | 10 | Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Obrigatório. | |||
Total: 400 |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
1- ) Manufatura Aditiva e Híbrida
Ementa |
||
2- ) Internet das Coisas
Ementa |
||
3- ) Produtrônica
Ementa |
||
4- ) Tecnologia em Big Data
Ementa |
||
5- ) Engenharia de Customização
Ementa |
||
6- ) Sistemas Mecatrônicos Aplicados
Ementa |
||
7- ) Sistemas Cíber-Físicos (CPS)
Ementa
|
||
8- ) Modelagem Simulação e Validação Digital
Ementa |
||
9-) Tópicos Especiais em Robótica Industrial Avançada
Ementa |
||
10- ) Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Obrigatório
Métodos e Técnicas para a elaboração e execução do Projeto de Pesquisa. Organização metodológica da monografia. Normas. Metodologia para elaboração de textos científicos. |
METODOLOGIA
A metodologia consiste em aulas expositivas com docentes e especialistas de notório saber com ampla experiência na área de Robótica Industrial. As aulas práticas com retorno constante à teoria serão capazes de demonstrar problemas vivenciados na indústria. Serão empregados recursos com alto valor agregado através de licenças de softwares Siemens Digital Industries Software (antiga SIEMENS PLM) que usam ferramentas avançadas de manufatura e simulação dinâmica de robôs). Por fim, a inovação no método de ensino pretendido integra a resolução de problemas aplicados dentro da unidade móvel avançada com alta tecnologia do Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.) por meio de consultorias e pesquisa aplicada.
INTERDISCIPLINARIDADE
Correlação entre as disciplinas com os objetivos do programa. Ambas estão alinhadas com os problemas reais do cotidiano do especialista em Indústria 4.0. Porém, a interdisciplinaridade acontece quando se aprofunda o conhecimento em áreas que possibilitam pesquisa e inovação através de temas atuais aos quais a tecnologia é estado da arte.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As atividades complementares serão mandatórias e farão parte da experiência que este profissional precisa adquirir. Ela acontecerá através de palestras, workshops com especialistas, visitas guiadas às empresas do setor, montadoras automotivas, discussão de estudo de casos, feiras especializadas e consultorias com os profissionais do Instituto Avançado de Robótica – IAR.
Especificação Técnica – UNIDADE MÓVEL DE ROBÓTICA AVANÇADA DO I.A.R.
1.0 SEMI-REBOQUE FURGÃO ESPECIAL (PARCEIRO: FACCHINI)
1.1 Estrutura inferior
Longarinas Vigas em perfil “I” fabricadas em aço de alta resistência. Travessas Passantes em perfil “Z” interligando as longarinas. Corrimão Perfil em “C” ao longo de todo comprimento. Pino Rei Flangeado de 2″, conforme NBR 5548.
1.2 Assoalho
Em chapa de aço xadrez de 4.75 mm.
1.3 Caixa de Carga
Painéis laterais, frontal e teto em perfis extrudados de alumínio formando o quadro externo e perfis de aço galvanizado formando a estrutura interna dos mesmos. O revestimento externo das laterais é de chapa corrugada pré-pintada na cor branca com alumínio corrugado polido. O revestimento externo do painel frontal é em chapa lisa branca. O revestimento externo do teto é em chapa de alumínio lisa em peça única sem emendas. Portas em perfis de alumino extrudados com reforços internos em perfis de aço, com revestimento externo em chapa branca de aço lisa e revestimento interno em chapa de aço galvanizada. O contorno recebe perfil de borracha com a finalidade de garantir a vedação. Os quadros das portas compostos de perfis tubulares de aço nas colunas e base com perfil superior em chapa dobrada de aço. O mesmo é montado por meio de solda MIG/MAG robotizada com posterior banho decapante, desengraxante e pintura eletrostática a pó. As laterais
e o frontal recebem internamente ripamento em perfilados de aço galvanizado. Na parte inferior é instalado rodapé de perfilado de aço galvanizado e as laterais recebem internamente perfis tubulares galvanizados com a finalidade de amarração da carga.
1.4 Suspensão
Balancim, com suportes de molas estampados; molas semi-elípticas; balanças em aço USI SAC 350, articuladas em pinos e buchas de aço tratadas termicamente; apoio das molas do tipo troca rápida; braços tensores articulados em buchas de borracha.
1.5 Rodeiro
Eixo tubular de seção circular, com capacidade de 11 toneladas, fabricado em peça única (sem solda). Freio tipo eixo came S, com lonas de 16 ½” x 8”, acionadas por câmara de freio de 30 polegadas e freio de estacionamento “spring brake” atendendo a resolução do Contran 152/03.
1.6 Pé de Apoio
Pés de apoio frontal e, mecânico de 2 velocidades, com capacidade levantamento de 24 toneladas e carga estática de 50 toneladas.
1.7 Sistema pneumático de freio
O sistema pneumático de freio do veículo está em conformidade com a legislação de trânsito em vigor, sendo testado e aprovado na sua configuração original, atingindo a eficiência exigida pela Resolução 777/93 do CONTRAN.
1.8 Sistema elétrico
Para 24 Volts, com tomada de luz de sete vias. A fiação é protegida por dutos plásticos, possui lanternas traseiras (delimitadoras, freio e sinalização), lanternas laterais delimitadoras (led), iluminação da placa de licença e retro-refletores, conforme legislação do CONTRAN.
2.0 CUSTOMIZAÇÃO ESPECIAL (PARCEIRO: FACCHINI EQUIPAMENTOS)
2.1 Salas de Treinamento (KUKA e ABB)
Cadeiras Universitárias Turim com concha dupla, estrutura interna em madeira laminada, com perfil de proteção nas bordas. Braços totalmente revestidos em poliuretano injetado integral skin, com alma interna em aço. Estrutura fixa, pé palito, com sapatas em nylon. Prancheta escamote Avel e porta livros. Acabamento dos braços, perfis e estrutura na cor preta média. Pintura epóxi-pó. Mesas para os instrutores do treinamento com 2 gavetas com chave, cadeira secretária giratória com base de nylon com regulagem a gás e mecanismo com regulagem de movimento para: “Assento-Encosto-Altura” – com alavancas independentes para cada função.
2.2 Projetores Multimídia (TV´s Smart´s)
Projetor HMI com tela, lousa interativa e ligação elétrica. Instalação de cabeamento para rede de computador e cabo de antena para conexão via satélite. Rede elétrica embutida com tomadas em 110/220.
2.3 Câmeras para Videoconferência
Interação com os alunos por áudio e vídeo. Conferência via Skype, com ex-alunos, robotistas profissionais e com o diretor executivo e empresas parceiras do I.A.R.
2.4 Sistemas de Ar-condicionado
Ar Condicionado Split Cassete 30.000 BTU/s, Quente/Frio 220v, Bifásico LG com sistema apropriado para trabalhar em ambientes com entre forro. O LG Split Cassete Bifásico proporciona conforto térmico, além de contar com design arrojado. Sua evaporadora é mais compacta (mais baixa), possibilitando a instalação da máquina de maneira versátil, principalmente para a climatização de ambientes com pé direito alto. Possibilidade de ajuste da vazão de ar dos cassetes para 3 níveis de altura, o que possibilita a utilização em instalações com teto elevado.
2.5 Acabamento Interno
Interior das salas com isolamento acústico, paredes forradas e revestimentos com MDF especial. Teto rebaixado para instalação do ar condicionado tipo cassete. Iluminação interna em lâmpadas “led” e autofalantes de som embutidos no teto. Medidor de consumo de energia, fiação internamente do baú, com eletro dutos galvanizados, chave de proteção para os equipamentos instalados, caixa de distribuição e de disjuntores. Portas internas de correr em alumínio com acrílico interno tipo deslizante, com “insufilme” (devido ao ar condicionado).
2.6 Acabamento Externo
Plataformas e escadas laterais, tipo gaveta, de acesso para áreas da sala de treinamento, guarda corpo e corrimão dos dois lados atendendo as normas de segurança e ergonomia. Toldo para proteção da chuva e sol em toda sua extensão externa na lateral das escadas de acesso. Película para isolamento térmico e impermeabilizante na parte externa do teto (Manta Asfáltica).
3.0 SISTEMA MECÂNICO E GARRAS ROBÓTICAS (PARCEIRO: SCHUNK)
3.1 Garras Prismáticas
Garras Duplas, em alumínio, no formato de prisma, para melhor desempenho dos robôs, equipadas com “grippers” SCHUNK, paralelos e auto-centrantes de um lado e ventosas PIAB do outro para variações de aplicações.
3.2 Estruturas das Bases dos Robôs
Estrutura tubular soldada, formada por tubos industriais com perfil 40 x 40 x 4 mm, para garantir rigidez e permitir altas acelerações dos robôs, bem como garantir o dimensional dos dispositivos. Acabamento em pintura eletrostática a pó.
3.3 Magazines para paletização
Os Magazines para os robôs KUKA Agillus KR 6 R900 sixx e ABB IRB-120 diferem entre si no posicionamento já que, estes tem alcances distintos. Porém, os componentes são iguais (mesmas dimensões). Cada magazine é formado por:
1 Placa de aço 774 x 540 x 10 (mm) para fixação dos suportes;
1 Placa de aço 775 x 890 x 10 (mm) para suporte do robô;
3 Torres para depósito de blocos;
2 Suportes para blocos-caneta;
1 Suporte para bloco com superfície curvilínea;
1 Suporte para câmera COGNEX;
1 Mesa de Ø200 (mm) com sistema pneumático de giro para simulação de paletizacão e manipulação com visão robótica;
1 Placa de alumínio 510 x 260 x 8 (mm) incorporado com um corpo cilíndrico;
1 Suporte para caneta para simulação de cola
1 Quadro de alumínio com tubos de perfil 40 x 40 x 4 mm e placas de policarbonato, para enclausuramento das células.
3.4 Peças para manipulação
Cada robô poderá manusear as seguintes peças:
- 30 blocos 69 x 50 x 45 (mm) em alumínio anodizado; (todos os blocos tem a mesma dimensão);
- 1 Bloco associado a uma caneta de tamanho grande (”bloco-caneta G”);
- 1 Bloco associado a uma caneta de tamanho pequena (”bloco-caneta P”);
- 1 Bloco associado a uma superfície curvilínea.
4.0 SEGURANÇA E AUTOMAÇÃO DA CÉLULA MECATRÔNICA (PARCEIRO: MCK)
4.1. Manipulador Robótico KUKA
Painel Elétrico contendo um PLC Siemens S7 1200 controlando o robô e câmera Cognex rede em Profinet. Para o controle de I/O são 32 entradas e 32 saídas todas disponíveis em borne, considerando sensores 3 fios e bobinas de 24 Vcc. A segurança vai ser feita por uma barreira óptica pequena categoria 4 e um relê de segurança que envia os sinais para os robô. Especificado uma caixa com os botões de reset emergência, reset barreira, inicio de ciclo, fim de ciclo e também um Switch Wireless para possibilitar o uso de Tablet como IHM.
4.2. Manipulador Robótico ABB
Painel Elétrico contendo um PLC Siemens S7 controlando o robô e câmera Cognex rede em Profibus. Para o controle de I/O são 32 entradas e 32 saídas todas disponíveis em borne, considerando sensores 3 fios e bobinas de 24 Vcc. A segurança vai ser feita por uma barreira óptica pequena categoria 4 e um relê de segurança que envia os sinais para os robô. Especificado uma caixa com os botões de reset emergência, reset barreira, inicio de ciclo, fim de ciclo e também um Switch Wireless para possibilitar o uso de Tablet como IHM.
5.0 SISTEMA DE VISÃO (PARCEIRO: COGNEX)
5.1 Sistema de visão Cognex In-Sight 7200-11
Sistemas de visão In-Sight, modelo de câmeras IS7200-11, com sistema de iluminação led na cor vermelha integrado, ajuste de foco automático com PatMax, 6mm, Red Light,800 x 600 (SVGA). Resolução de 102 frames por segundo, IP67 com proteção de lente, 4 entradas e 4 saídas de 24 V DC e conexão RS-232.
5.1 Sistema de Orientação
Este sistema irá realizar dois tipos de aplicação padrão para VGR (Vision Guided Robot). Aplicação-1: Localização por imagem de uma peça a ser paletizada pelo robô. Aplicação-2: Manipulação da peça, feita pelo robô para que o sistema de visão inspecione e identifique possíveis falhas no produto em diferentes posições.
6.0 SOFTWARE DE SIMULAÇÃO (PARCEIRO: SIEMENS PLM)
6.1 Sumário
O uso de robôs aumenta rapidamente, em uma variedade de indústrias. Mais e mais tarefas que antes eram realizadas por seres humanos agora são feitas por robôs. A Tecnomatix ® Software da Siemens PLM é um líder comprovado na simulação robótica e no mercado de programação off-line. O Robot Expert oferece um sistema de software fácil de implementar aplicações industriais únicas, como pick-and-place, soldagem a arco, polimento, colagem e outros. Os softwares Robot Expert, Plant Simulation e Process Simulate permitem a concepção, simulação, otimização e programação off-line de aplicações robóticas para maximizar a velocidade, flexibilidade e operação desses sistemas automatizados. Apresenta um ambiente 3D intuitivo e combina a simplicidade para otimizar caminhos robóticos e melhorar os tempos de ciclo com o poder de simulação de células de produção completas.
6.2 Benefícios
Otimização de processos virtualmente, maior produção através do tempo ciclo otimizado, padronização na programação de robôs de vários fabricantes, reduzido tempo de inatividade ao introduzir uma mudança ou um novo produto, prevenção de riscos humanos e danos caros a equipamentos durante nova introdução de programa e fácil sintaxe na programação de robô especiais.
6.3 Diferenciais
Modelagem 3D de ferramentas de cinemática, suporte para os robôs a partir de uma vasta gama de fornecedores, detecção de colisão, representação e gráfico de Gantt, programação off-line estruturada, cálculo preciso do tempo de ciclo usando simulação com realidade virtual, interface de usuário altamente personalizada e capacidade para fazer upload de programas de robô do chão de fábrica.
7.0 ROBÓTICA INDUSTRIAL APLICADA (I.A.R. – Engenharia Robótica®)
7.1 Manipulador Robótico ABB
Robô Industrial modelo IRB-120, com 06 (seis) eixos espaciais, alcance máximo de 580 mm, capacidade máxima de carga de 4 kg (suportável até 06 kg) e Sistema de Controle IRC-5 (compact). Os periféricos são: FlexPendant com 7 metros de comprimento. Placa de I/O com 16 entradas (24Vcc) e 16 saídas digitais (24Vcc). Fonte de alimentação para sinais das placas de I/O, saída máxima 24Vcc/4A. Comunicação via Placa PCI DeviceNet Lean (master) e Profibus-DP (Slave). Os softwares dedicados são: Collision Detection para proteção anti-colisão do punho do robô (com sistema de monitoramento de picos de corrente nos motores do robô). World Zones, que permite o monitoramento da área onde o TCP do robô está durante toda a execução do programa. Path Recovery, que permite o armazenamento da trajetória, caso ocorra uma interrupção no sistema, e a sua recuperação, com o robô voltando ao ponto da trajetória em que estava no momento da parada. PC Interface para comunicação com PC, via Ethernet. Multitasking para multiprocessamento de tarefas no controlador.
7.2 Manipulador Robótico KUKA
Robô Industrial modelo Agilus KR 6 R900 six, com 06 (seis) eixos espaciais, alcance máximo de 900 mm, capacidade máxima de carga de 6 kg e Sistema de Controle KRC-4 (compact). Os periféricos são: SmartPad com 10 metros de comprimento, Interface X51,. Placa de I/O com 16 entradas (24Vcc) e 16 saídas digitais (24Vcc). Fonte de alimentação para sinais das placas de I/O, saída máxima 24Vcc/4A. Linguagem KRL e comunicação via Profnet (master). Os softwares dedicados são: Software Gripper & SpotTech 3.1, Micro EMD Mastering Set.
7.4 Aplicação de Manipulação
Esta aplicação consiste em manipular duas canetas de tamanhos diferentes. Ambas possuem TCP’s e dados de carga opostos e estão depositadas em um magazine de canetas. O robô retira a primeira, faz o contorno em um componente fixo em uma mesa convexa seguindo trajetórias variadas; depois deposita a primeira caneta no magazine. Retira a segunda e faz um novo trajeto em outro componente com o TCP alterado e em seguida também deposita a segunda caneta no magazine.
7.5 Aplicação de Cola
Esta aplicação consiste em medir com o robô um ponto fixo no espaço tridimensional (biqueira da máquina de cola) demonstrando o conceito de TCP externo ou estacionário. Após isso, o manipulador retira uma placa curvilínea (simulando como se a placa fosse a “porta” de um carro) e realiza a aplicação de colagem seguindo uma trajetória irregular e complexa no componente.
7.6 Aplicação de Paletização
Esta aplicação consiste na criação do mosaico e paletização de “caixas” (cubos) em dois lados de uma mesa, simulando uma linha de produção. Após definição do mosaico, o robô retira os cubos do magazine e os paletiza em número finito do lado A da mesa através de um sistema de contagem desenvolvido pelo usuário fazendo-se uso de cálculos de coordenadas. O mesmo modelo matemático deve capaz de fazer a mesma paletização do lado B da mesa. Após isso, o sistema de ventosas da garra, despaletiza os cubos de ambos os lados da mesa (A e B) e os devolve para o magazine de cubos.
7.7 Aplicação de Visão
Esta aplicação consiste na criação do mosaico e paletização de “caixas” (cubos) em dois lados de uma mesa, simulando uma linha de produção otimizada. Após definição do mosaico, o robô retira os cubos do magazine e os apresenta para inspeção de uma câmera. Após classificação do tipo de caixa (cubo), o robô paletiza do lado A ou do lado B de acordo com as coordenadas espaciais enviadas pela câmera. As caixas (cubos) que forem reprovadas na inspeção por algum motivo, serão depositadas em uma mesa giratória de rejeito que estará estacionária. Após o giro da mesa, o sistema de ventosas da garra; através de um sensor de altura, despaletiza os cubos da mesa giratória e os devolve para o magazine através de modelo matemático.
7.8 Aplicação de Solda Arco e Ponto
Esta aplicação consiste em retirar a caneta menor do magazine e simular um cordão de solda MIG/MAG em um plano convexo inclinado seguindo uma trajetória tipo spline. Após, isso o robô devolve a caneta menor, retira a caneta maior do magazine com troca de TCP’s e simula uma aplicação de solda ponto nos cantos dos componentes da mesa.
Siemens Digital Industries Software (antiga SIEMENS PLM) firma parceria com Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.)
• Colaboração entre as empresas tem como objetivo aumentar o número de peritos em robótica para a Indústria 4.0
Para oferecer treinamento nas áreas de automação, mecatrônica e robótica industrial em uma unidade móvel avançada de alta tecnologia (pioneira no Brasil), o Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.) utiliza plataforma Siemens PLM que possibilita programar e simular robôs de diferentes fabricantes em uma mesma célula.
A expectativa do uso de ferramentas Siemens PLM, segundo Rogério Vitalli, diretor executivo do I.A.R., será enfatizar competências dos robotistas pouco exploradas, como processos industriais e manufatura digital. “Com o tempo, será possível formar profissionais para a Indústria 4.0 habilitados em três frentes principais, como robótica, automação industrial e manufatura digital” explica.
O I.A.R. formou em dois anos mais de 90 peritos em robótica do mais alto nível, e tem observado que as grandes empresas já estão avançando no conceito de Industria 4.0. “Precisamos que os empresários busquem esse movimento, mas de maneira que seus próprios funcionários participem de soluções de projetos desafiadores para que possamos auxiliá-los na migração para o conceito de Indústria 4.0 com soluções inovadoras”, reforça Vitalli.
Além do trabalho com qualificação, que oferece treinamento aplicado para robótica em um caminhão escola com uso de soluções Siemens em células mecatrônicas adaptadas ao conceito de Indústria 4.0, a parceria se estende para áreas de serviços e consultoria em que o IAR – juntamente com a Siemens PLM – entram em contato com o gestores e tomadores de decisão otimizando oportunidades de negócios no mercado de manufatura avançada.
Atualmente o I.A.R. possui parceria com grandes empresas do ramo Automotivo, Manufatura, Robótica e Bens de Consumo. Nesse cenário, a Siemens contribuirá com sua expertise em PLM e com soluções virtualizadas de seus produtos para implementar com toda a riqueza de detalhes o que foi pensado e simulado. “O resultado é a validação real de todo o processo do ciclo de vida com alto valor agregado, um grande diferencial para o setor”, conclui Vitalli.
Sobre a Siemens PLM Software
A Siemens PLM Software, uma unidade de negócio da Siemens Digital Factory Division, é líder mundial no fornecimento de software de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) e de gerenciamento de operações de manufatura (MOM), além de sistemas e serviços com mais 15 milhões de licenças e mais de 140 mil clientes no mundo todo. Sediada em Plano, Texas, a Siemens PLM Software trabalha colaborativamente com seus clientes para oferecer soluções baseadas em software que ajudam empresas de todos os lugares a alcançar uma vantagem competitiva sustentável, tornando reais as inovações que importam. Veja mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens PLM Software em www.siemens.com/plm.
Sobre o I.A.R – Instituto Avançado de Robótica e a Pós-Graduação
O Instituto Avançado de Robótica® – I.A.R. empreendeu muito esforço para o desenvolvimento de especializações inéditas e pioneiras para o Brasil. Um projeto exclusivo, com uma estrutura de tecnologia de ponta, apoio de sofisticados laboratórios (unidade móvel), método de ensino estruturado, conteúdos relevantes das disciplinas, profissionais experientes, interdisciplinaridade com o ensino, modelo de negócio e correlação com a indústria só fazem sentido caso tudo isso seja “pensado” primeiro no mundo virtual para depois “acontecer” no mundo real. Portanto, é mandatório a uso dos softwares e todas as soluções SIEMENS PLM para a nossa pós-graduação, explica Rogério Vitalli – Diretor Executivo do I.A.R.
Processo de Seleção para a Especialização em Indústria 4.0
TURMA: MARÇO/2024 – Processo Seletivo Aberto na aba ao lado
Valor: 15 Parcelas de R$ 1.200,00 + R$ 300,00 (pré-matrícula).
Local: Santo André / SP
Periodicidade: Um final de semana por mês Presencial (sábados e domingos integrais). O calendário acadêmico será decidido juntos com os aprovados no início das aulas.
Lives: 08/08/2023 ou 12/09/2023 ou 17/10/2023 ou 21/11/2023 às 20:00 ou 12/12/2023 às 20:00.
Link Direto: https://meet.google.com/ueb-kmhu-hay
Esclarecimento de Dúvidas com o Criador e Coordenador do Curso.
Divulgação da Lista de Aprovados: 20/02/2024
Pré-Matrícula Online: Dê 20/02/2024 até 29/02/2024 -> Impreterivelmente
Data de Início/Aula Magna: 01/03/2024 (Reunião Virtual)
Número Máximo de Vagas: 20
OBS-01: O I.A.R. abrirá turma com no mínimo 10 alunos.
OBS-02: É de responsabilidade do aluno providenciar Notebook compatível com as disciplinas do curso. (Recomendável: Processador I7 com Windows 10).
Resultado do Processo Seletivo da TURMA: Agosto/2021 (36 inscritos):
- GUSTAVO DOS SANTOS LEMOS
- RODRIGO DE FARIA SOARES RIBEIRO
- JONATHAN CARLOS MARQUES MARDONES
- GABRIEL BERLOFFA BELARDIN
- HENRIQUE HIDEKI TERUYA
- JOAO HENRIQUE LIMA MOREIRA
- VINICIUS KOITI VILA NOVA TSUCHIYA
- NAILA VITORIA SILVA OLIVEIRA
Resultado do Processo Seletivo da TURMA: Fevereiro/2021 (23 inscritos):
- Evandro Oliveira Santos
- José Renato Damasceno
- Marcelo Campos Rebouças
- Adriano Tavares Viana
- Joelson Fernando da Costa
- Fernando Silveira Rocha
- Maria Lúcia Ferrini
- João Lucas Conagi
- Rafael Ferci Boaventura
- Pedro Rocha de Castilho
- Bruno Oliveira Pereira
- Ana Paula Rodrigues
- Ingrid Botelho Verci
ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM ENGENHARIA ROBÓTICA ®
A carência de mão de obra em mecatrônica, programação, manutenção e operação de robôs industriais possibilitou o surgimento de uma nova profissão chamada pela nova indústria avançada de “Robotista e Roboticista.” No atual cenário da indústria 4.0, a Robótica Industrial e Colaborativa estão sendo “vistas” como a única e melhor saída para proporcionar o aumento de produtividade, competitividade e esse profissional se torna indispensável. A indústria mundial passa por um período de transformação sob a ótica de uma nova lógica de produção (do virtual para o real). É cada vez maior a necessidade de implantação de processos ágeis, eficientes e produtivos. Para isso, é preciso dar um salto tecnológico. Com a indústria 4.0 haverá um aumento de produtividade e redução de custos nos processos fabris, melhor utilização dos recursos e economia de energia, sendo, portanto, um sistema para auxiliar no desenvolvimento sustentável. Diante deste contexto e por acreditar na importância dessa área dentro da Engenharia Mecatrônica, o Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.) desenvolveu o curso de pós graduação lato senso (especialização) em Engenharia Robótica que aborta com profundidade o tema, que possibilita muita experiência prática dentro da unidade móvel do I.A.R. de alta tecnologia, que faz uso de softwares da Siemens Digital Industries Software (antiga SIEMENS PLM) de última geração e que está revolucionando o segmento industrial. Seja um Perito em Engenharia Robótica® e especialize-se em um campo de conhecimento atual, inovador, em crescimento e com ampla inserção no mercado de trabalho brasileiro.
DIFERENÇAS ENTRE ÁREAS:
Engenharia de Controle e Automação: No Brasil, “ao pé da letra,” o Art. 1 da resolução 427 de 05 de Março de 1999 do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) discrimina as atividades profissionais do Engenheiro de Controle e Automação com o seguinte objetivo:
___ “Desempenho de atividades referente ao controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção e seus serviços afins relacionados.” Fonte: MEC e CONFEA.
Engenharia Mecatrônica: No Brasil, existe uma grande confusão com o termo “Mecatrônica”. O mais lamentável é que não existe esforço do MEC e CONFEA para regularizar essa modalidade de engenharia. Ela geralmente está associada à uma ênfase da Engenharia Elétrica, Mecânica ou afins. A boa notícia é que para a comunidade internacional tudo é muito bem definido e claro com o seguinte objetivo:
____ “É uma ciência multidisciplinar que combina sistemas avançados de engenharia mecânica, elétrica e computação. O manipulador robótico industrial é o melhor exemplo de produto mecatrônico.” Fonte: YASKAWA JAPAN (Tetsuro Mori, 1969 – Engenheiro Sênior quem criou o termo).
Engenharia Robótica®: No Brasil, não existe nenhum curso superior ou de pós-graduação que estuda esse novíssimo campo de engenharia; muito menos qualquer regulamentação do MEC, CONFEA ou outro órgão federal. O Instituto Avançado de Robótica – IAR através de sua reputação, experiência na indústria e sólidos conhecimentos em tecnologia, patenteou no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual sob Nº do Processo: 906638623) com o seguinte objetivo:
___ “Desenvolver mercados futuros, pesquisa aplicada e inovação para a indústria nas seguintes áreas: Robótica Educacional, Robótica Industrial, Robótica Biônica, Robótica Móvel, Robótica Colaborativa, Robótica Espacial, Robótica Médica, Robótica Humanoide, Robótica Aquática, Robótica Social, Inteligência Artificial e Ficção Científica. Fonte: IAR (A Robótica irá recriar os empregos – Rogério Vitalli, – Criador do I.A.R.).
BENEFÍCIOS
01- Segurança e Qualidade para as Empresas; |
||
02- Produtividade e Competitividade para a Indústria Avançada; | ||
03- Customização de Produtos Inteligentes; | ||
04- Uniformidade de Processos Fabris; | ||
05- Melhores Condições de Trabalhos; | ||
06- Padronização dos Procedimentos de Manutenção; | ||
07- Diminuição das Ocorrências de Falhas no Chão de Fábrica; | ||
08- Virtualização da Célula Robótica de Manufatura Avançada; | ||
09- Comissionamento Virtual das Operações; | ||
10- Conectividade com a Fábrica e com Ferramentas de Produção. |
DESAFIOS
01- Soluções Inovadoras em Engenharia Robótica ®; |
||
02- Cocriação de Novos Empregos; | ||
03- Criatividade, Flexibilidade e Agilidade nos Processos; | ||
04- Inteligência e Conexão das Cadeias Produtivas; | ||
05- Adequações às Normas NR-12; | ||
06- Criação e Validação de Procedimentos de Segurança; | ||
07- Manutenção Mecatrônica Colaborativa; | ||
08- Célula Robótica Conectada e Protegida (Ciber-Segurança); | ||
09- Simulação e Validação Digital dos Tempos de Ciclo; | ||
10- Qualificação em Alto Nível da Mão de Obra. |
Objetivo Geral:
Formar especialistas em Engenharia Robótica®, mão de obra altamente qualificada e carente no segmento de mecatrônica e automação industrial no cenário nacional.
Objetivos Específicos:
O especialista em Engenharia Robótica®, possuirá conhecimentos específicos e competência técnica para realizar uma análise crítica detalhada nas seguintes áreas: automação, manufatura e robótica avançadas. Esse profissional influenciará no processo de tomada de decisão para novos projetos mecatrônicos.
Profissional com formação completa em Engenharia ou Tecnologia apenas nas seguintes áreas: Mecatrônica (Controle e Automação), Mecatrônica Industrial, Mecânica, Elétrica (Eletrônica, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Eletromecânica e Telecomunicação), Computação, Produção e Automação Industrial.
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
O programa aborda aspectos fundamentais na construção e projeto de manipuladores robóticos. As concepções das disciplinas teóricas foram cuidadosamente desenvolvidas de maneira aplicada e com alto rigor acadêmico, ou seja, cada conteúdo ministrado será fecundado com exemplos práticos em modernos laboratórios. As abordagens práticas motivaram na criação do curso de especialização porque os alunos poderão vivenciar projetos mecatrônicos que fazem uso robôs industriais. Através de parcerias com a Siemens Digital Industries Software (antiga SIEMENS PLM), MERKLE GROUP, ABB, KUKA, FANUC, YASKAWA MOTOMAN e outras. Os participantes terão experiências com especialistas e profissionais com ampla experiência no “chão de fábrica.” Durante o decorrer do programa, o pós-graduando poderá realizar o seu TCC aplicado à um problema da indústria com a orientação de um professor do programa e um co-orientador da indústria. Temos intenção de atingir inovação e resultados expressivos com o uso da unidade móvel de robótica de alta tecnologia do Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.) ao qual possui alto valor agregado para desenvolvimento de pesquisa de ponta.
MONOGRAFIA (TCC) – Obrigatório
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (PARTE PRÁTICA)
A-) Identificar um problema (“case real”) na indústria avançada que permita a implantação de células robóticas de alto desempenho.
B-) Projeto e análise de aplicações de engenharia robótica® na indústria avançada. Elaboração de um plano de trabalho de adaptação para a indústria 4.0.
USO DE SOFTWARES
No decorrer nas disciplinas do programa de pós-graduação Lato Senso os docentes do I.A.R. farão uso de softwares da Siemens PLM (Process Simulate, Plant Simulation e outros), além dos softwares dos próprios fabricantes de robôs: ABB, KUKA, FANUC e YASKAWA MOTOMAN.
CARGA HORÁRIA | DISCIPLINAS | ||||
40 | 1 | Modelagem de Manipuladores Robóticos; | |||
40 | 2 | Controle Clássico para Manipuladores Robóticos; | |||
40 | 3 | Controle Avançado para Manipuladores Robóticos; | |||
40 | 4 | Programação Básica de Robôs Industriais; | |||
40 | 5 | Programação Avançada de Robôs Industriais; | |||
40 | 6 | Manutenção Elétrica de Robôs Industriais; | |||
40 | 7 | Manutenção Mecânica de Robôs Industriais; | |||
40 | 8 | Tópicos Especiais em Robótica Industrial Avançada; | |||
40 | 9 | Fundamentos de Indústria 4.0; | |||
40 | 10 | Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Obrigatório. | |||
Total: 400 |
Disciplina | ||
1- ) Modelagem de Manipuladores Robóticos Ementa |
||
2- ) Controle Clássico para Manipuladores Robóticos
Ementa |
||
3- ) Controle Avançado para Manipuladores Robóticos Ementa |
||
4- ) Programação Básica de Robôs Industriais
Ementa |
||
5- ) Programação Avançada de Robôs Industriais
Ementa |
||
6- ) Manutenção Elétrica de Robôs Industriais
Ementa |
||
7- ) Manutenção Mecânica de Robôs Industriais
Ementa |
||
8- ) Tópicos Especiais em Robótica Industrial Avançada Ementa |
||
9- ) Fundamentos de Indústria 4.0
Ementa |
||
10- ) Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Obrigatório
Métodos e Técnicas para a elaboração e execução do Projeto de Pesquisa. Organização metodológica da monografia. Normas. Metodologia para elaboração de textos científicos. |
METODOLOGIA
A metodologia consiste em aulas expositivas com docentes e especialistas de notório saber com ampla experiência na área de Robótica Industrial. As aulas práticas com retorno constante à teoria serão capazes de demonstrar problemas vivenciados na indústria. Serão empregados recursos com alto valor agregado através de licenças de softwares Siemens Digital Industries Software (antiga SIEMENS PLM) que usam ferramentas avançadas de manufatura e simulação dinâmica de robôs). Por fim, a inovação no método de ensino pretendido integra a resolução de problemas aplicados dentro da unidade móvel avançada com alta tecnologia do Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.) por meio de consultorias e pesquisa aplicada.
INTERDISCIPLINARIDADE
A correlação entre as disciplinas com os objetivos do programa; ambas estão alinhadas com os problemas reais do cotidiano do especialista em Engenharia Robótica®. Porém, a interdisciplinaridade acontece quando se aprofunda o conhecimento em áreas que possibilitam pesquisa e inovação através de temas atuais aos quais a tecnologia está no estado da arte.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As atividades complementares serão mandatórias e farão parte da experiência que este profissional precisa adquirir. Ela acontecerá através de palestras, workshops com especialistas, visitas guiadas às empresas do setor, montadoras automotivas, discussão de estudo de casos, feiras especializadas e consultorias com os profissionais do Instituto Avançado de Robótica – IAR.
Especificação Técnica – UNIDADE MÓVEL DE ROBÓTICA AVANÇADA DO I.A.R.
1.0 SEMI-REBOQUE FURGÃO ESPECIAL (PARCEIRO: FACCHINI)
1.1 Estrutura inferior
Longarinas Vigas em perfil “I” fabricadas em aço de alta resistência. Travessas Passantes em perfil “Z” interligando as longarinas. Corrimão Perfil em “C” ao longo de todo comprimento. Pino Rei Flangeado de 2″, conforme NBR 5548.
1.2 Assoalho
Em chapa de aço xadrez de 4.75 mm.
1.3 Caixa de Carga
Painéis laterais, frontal e teto em perfis extrudados de alumínio formando o quadro externo e perfis de aço galvanizado formando a estrutura interna dos mesmos. O revestimento externo das laterais é de chapa corrugada pré-pintada na cor branca com alumínio corrugado polido. O revestimento externo do painel frontal é em chapa lisa branca. O revestimento externo do teto é em chapa de alumínio lisa em peça única sem emendas. Portas em perfis de alumino extrudados com reforços internos em perfis de aço, com revestimento externo em chapa branca de aço lisa e revestimento interno em chapa de aço galvanizada. O contorno recebe perfil de borracha com a finalidade de garantir a vedação. Os quadros das portas compostos de perfis tubulares de aço nas colunas e base com perfil superior em chapa dobrada de aço. O mesmo é montado por meio de solda MIG/MAG robotizada com posterior banho decapante, desengraxante e pintura eletrostática a pó. As laterais
e o frontal recebem internamente ripamento em perfilados de aço galvanizado. Na parte inferior é instalado rodapé de perfilado de aço galvanizado e as laterais recebem internamente perfis tubulares galvanizados com a finalidade de amarração da carga.
1.4 Suspensão
Balancim, com suportes de molas estampados; molas semi-elípticas; balanças em aço USI SAC 350, articuladas em pinos e buchas de aço tratadas termicamente; apoio das molas do tipo troca rápida; braços tensores articulados em buchas de borracha.
1.5 Rodeiro
Eixo tubular de seção circular, com capacidade de 11 toneladas, fabricado em peça única (sem solda). Freio tipo eixo came S, com lonas de 16 ½” x 8”, acionadas por câmara de freio de 30 polegadas e freio de estacionamento “spring brake” atendendo a resolução do Contran 152/03.
1.6 Pé de Apoio
Pés de apoio frontal e, mecânico de 2 velocidades, com capacidade levantamento de 24 toneladas e carga estática de 50 toneladas.
1.7 Sistema pneumático de freio
O sistema pneumático de freio do veículo está em conformidade com a legislação de trânsito em vigor, sendo testado e aprovado na sua configuração original, atingindo a eficiência exigida pela Resolução 777/93 do CONTRAN.
1.8 Sistema elétrico
Para 24 Volts, com tomada de luz de sete vias. A fiação é protegida por dutos plásticos, possui lanternas traseiras (delimitadoras, freio e sinalização), lanternas laterais delimitadoras (led), iluminação da placa de licença e retro-refletores, conforme legislação do CONTRAN.
2.0 CUSTOMIZAÇÃO ESPECIAL (PARCEIRO: FACCHINI EQUIPAMENTOS)
2.1 Salas de Treinamento (KUKA e ABB)
Cadeiras Universitárias Turim com concha dupla, estrutura interna em madeira laminada, com perfil de proteção nas bordas. Braços totalmente revestidos em poliuretano injetado integral skin, com alma interna em aço. Estrutura fixa, pé palito, com sapatas em nylon. Prancheta escamote Avel e porta livros. Acabamento dos braços, perfis e estrutura na cor preta média. Pintura epóxi-pó. Mesas para os instrutores do treinamento com 2 gavetas com chave, cadeira secretária giratória com base de nylon com regulagem a gás e mecanismo com regulagem de movimento para: “Assento-Encosto-Altura” – com alavancas independentes para cada função.
2.2 Projetores Multimídia (TV´s Smart´s)
Projetor HMI com tela, lousa interativa e ligação elétrica. Instalação de cabeamento para rede de computador e cabo de antena para conexão via satélite. Rede elétrica embutida com tomadas em 110/220.
2.3 Câmeras para Videoconferência
Interação com os alunos por áudio e vídeo. Conferência via Skype, com ex-alunos, robotistas profissionais e com o diretor executivo e empresas parceiras do I.A.R.
2.4 Sistemas de Ar-condicionado
Ar Condicionado Split Cassete 30.000 BTU/s, Quente/Frio 220v, Bifásico LG com sistema apropriado para trabalhar em ambientes com entre forro. O LG Split Cassete Bifásico proporciona conforto térmico, além de contar com design arrojado. Sua evaporadora é mais compacta (mais baixa), possibilitando a instalação da máquina de maneira versátil, principalmente para a climatização de ambientes com pé direito alto. Possibilidade de ajuste da vazão de ar dos cassetes para 3 níveis de altura, o que possibilita a utilização em instalações com teto elevado.
2.5 Acabamento Interno
Interior das salas com isolamento acústico, paredes forradas e revestimentos com MDF especial. Teto rebaixado para instalação do ar condicionado tipo cassete. Iluminação interna em lâmpadas “led” e autofalantes de som embutidos no teto. Medidor de consumo de energia, fiação internamente do baú, com eletro dutos galvanizados, chave de proteção para os equipamentos instalados, caixa de distribuição e de disjuntores. Portas internas de correr em alumínio com acrílico interno tipo deslizante, com “insufilme” (devido ao ar condicionado).
2.6 Acabamento Externo
Plataformas e escadas laterais, tipo gaveta, de acesso para áreas da sala de treinamento, guarda corpo e corrimão dos dois lados atendendo as normas de segurança e ergonomia. Toldo para proteção da chuva e sol em toda sua extensão externa na lateral das escadas de acesso. Película para isolamento térmico e impermeabilizante na parte externa do teto (Manta Asfáltica).
3.0 SISTEMA MECÂNICO E GARRAS ROBÓTICAS (PARCEIRO: SCHUNK)
3.1 Garras Prismáticas
Garras Duplas, em alumínio, no formato de prisma, para melhor desempenho dos robôs, equipadas com “grippers” SCHUNK, paralelos e auto-centrantes de um lado e ventosas PIAB do outro para variações de aplicações.
3.2 Estruturas das Bases dos Robôs
Estrutura tubular soldada, formada por tubos industriais com perfil 40 x 40 x 4 mm, para garantir rigidez e permitir altas acelerações dos robôs, bem como garantir o dimensional dos dispositivos. Acabamento em pintura eletrostática a pó.
3.3 Magazines para paletização
Os Magazines para os robôs KUKA Agillus KR 6 R900 sixx e ABB IRB-120 diferem entre si no posicionamento já que, estes tem alcances distintos. Porém, os componentes são iguais (mesmas dimensões). Cada magazine é formado por:
1 Placa de aço 774 x 540 x 10 (mm) para fixação dos suportes;
1 Placa de aço 775 x 890 x 10 (mm) para suporte do robô;
3 Torres para depósito de blocos;
2 Suportes para blocos-caneta;
1 Suporte para bloco com superfície curvilínea;
1 Suporte para câmera COGNEX;
1 Mesa de Ø200 (mm) com sistema pneumático de giro para simulação de paletizacão e manipulação com visão robótica;
1 Placa de alumínio 510 x 260 x 8 (mm) incorporado com um corpo cilíndrico;
1 Suporte para caneta para simulação de cola
1 Quadro de alumínio com tubos de perfil 40 x 40 x 4 mm e placas de policarbonato, para enclausuramento das células.
3.4 Peças para manipulação
Cada robô poderá manusear as seguintes peças:
- 30 blocos 69 x 50 x 45 (mm) em alumínio anodizado; (todos os blocos tem a mesma dimensão);
- 1 Bloco associado a uma caneta de tamanho grande (”bloco-caneta G”);
- 1 Bloco associado a uma caneta de tamanho pequena (”bloco-caneta P”);
- 1 Bloco associado a uma superfície curvilínea.
4.0 SEGURANÇA E AUTOMAÇÃO DA CÉLULA MECATRÔNICA (PARCEIRO: MCK)
4.1. Manipulador Robótico KUKA
Painel Elétrico contendo um PLC Siemens S7 1200 controlando o robô e câmera Cognex rede em Profinet. Para o controle de I/O são 32 entradas e 32 saídas todas disponíveis em borne, considerando sensores 3 fios e bobinas de 24 Vcc. A segurança vai ser feita por uma barreira óptica pequena categoria 4 e um relê de segurança que envia os sinais para os robô. Especificado uma caixa com os botões de reset emergência, reset barreira, inicio de ciclo, fim de ciclo e também um Switch Wireless para possibilitar o uso de Tablet como IHM.
4.2. Manipulador Robótico ABB
Painel Elétrico contendo um PLC Siemens S7 controlando o robô e câmera Cognex rede em Profibus. Para o controle de I/O são 32 entradas e 32 saídas todas disponíveis em borne, considerando sensores 3 fios e bobinas de 24 Vcc. A segurança vai ser feita por uma barreira óptica pequena categoria 4 e um relê de segurança que envia os sinais para os robô. Especificado uma caixa com os botões de reset emergência, reset barreira, inicio de ciclo, fim de ciclo e também um Switch Wireless para possibilitar o uso de Tablet como IHM.
5.0 SISTEMA DE VISÃO (PARCEIRO: COGNEX)
5.1 Sistema de visão Cognex In-Sight 7200-11
Sistemas de visão In-Sight, modelo de câmeras IS7200-11, com sistema de iluminação led na cor vermelha integrado, ajuste de foco automático com PatMax, 6mm, Red Light,800 x 600 (SVGA). Resolução de 102 frames por segundo, IP67 com proteção de lente, 4 entradas e 4 saídas de 24 V DC e conexão RS-232.
5.1 Sistema de Orientação
Este sistema irá realizar dois tipos de aplicação padrão para VGR (Vision Guided Robot). Aplicação-1: Localização por imagem de uma peça a ser paletizada pelo robô. Aplicação-2: Manipulação da peça, feita pelo robô para que o sistema de visão inspecione e identifique possíveis falhas no produto em diferentes posições.
6.0 SOFTWARE DE SIMULAÇÃO (PARCEIRO: SIEMENS PLM)
6.1 Sumário
O uso de robôs aumenta rapidamente, em uma variedade de indústrias. Mais e mais tarefas que antes eram realizadas por seres humanos agora são feitas por robôs. A Tecnomatix ® Software da Siemens PLM é um líder comprovado na simulação robótica e no mercado de programação off-line. O Robot Expert oferece um sistema de software fácil de implementar aplicações industriais únicas, como pick-and-place, soldagem a arco, polimento, colagem e outros. Os softwares Robot Expert, Plant Simulation e Process Simulate permitem a concepção, simulação, otimização e programação off-line de aplicações robóticas para maximizar a velocidade, flexibilidade e operação desses sistemas automatizados. Apresenta um ambiente 3D intuitivo e combina a simplicidade para otimizar caminhos robóticos e melhorar os tempos de ciclo com o poder de simulação de células de produção completas.
6.2 Benefícios
Otimização de processos virtualmente, maior produção através do tempo ciclo otimizado, padronização na programação de robôs de vários fabricantes, reduzido tempo de inatividade ao introduzir uma mudança ou um novo produto, prevenção de riscos humanos e danos caros a equipamentos durante nova introdução de programa e fácil sintaxe na programação de robô especiais.
6.3 Diferenciais
Modelagem 3D de ferramentas de cinemática, suporte para os robôs a partir de uma vasta gama de fornecedores, detecção de colisão, representação e gráfico de Gantt, programação off-line estruturada, cálculo preciso do tempo de ciclo usando simulação com realidade virtual, interface de usuário altamente personalizada e capacidade para fazer upload de programas de robô do chão de fábrica.
7.0 ROBÓTICA INDUSTRIAL APLICADA (I.A.R. – Engenharia Robótica®)
7.1 Manipulador Robótico ABB
Robô Industrial modelo IRB-120, com 06 (seis) eixos espaciais, alcance máximo de 580 mm, capacidade máxima de carga de 4 kg (suportável até 06 kg) e Sistema de Controle IRC-5 (compact). Os periféricos são: FlexPendant com 7 metros de comprimento. Placa de I/O com 16 entradas (24Vcc) e 16 saídas digitais (24Vcc). Fonte de alimentação para sinais das placas de I/O, saída máxima 24Vcc/4A. Comunicação via Placa PCI DeviceNet Lean (master) e Profibus-DP (Slave). Os softwares dedicados são: Collision Detection para proteção anti-colisão do punho do robô (com sistema de monitoramento de picos de corrente nos motores do robô). World Zones, que permite o monitoramento da área onde o TCP do robô está durante toda a execução do programa. Path Recovery, que permite o armazenamento da trajetória, caso ocorra uma interrupção no sistema, e a sua recuperação, com o robô voltando ao ponto da trajetória em que estava no momento da parada. PC Interface para comunicação com PC, via Ethernet. Multitasking para multiprocessamento de tarefas no controlador.
7.2 Manipulador Robótico KUKA
Robô Industrial modelo Agilus KR 6 R900 six, com 06 (seis) eixos espaciais, alcance máximo de 900 mm, capacidade máxima de carga de 6 kg e Sistema de Controle KRC-4 (compact). Os periféricos são: SmartPad com 10 metros de comprimento, Interface X51,. Placa de I/O com 16 entradas (24Vcc) e 16 saídas digitais (24Vcc). Fonte de alimentação para sinais das placas de I/O, saída máxima 24Vcc/4A. Linguagem KRL e comunicação via Profnet (master). Os softwares dedicados são: Software Gripper & SpotTech 3.1, Micro EMD Mastering Set.
7.4 Aplicação de Manipulação
Esta aplicação consiste em manipular duas canetas de tamanhos diferentes. Ambas possuem TCP’s e dados de carga opostos e estão depositadas em um magazine de canetas. O robô retira a primeira, faz o contorno em um componente fixo em uma mesa convexa seguindo trajetórias variadas; depois deposita a primeira caneta no magazine. Retira a segunda e faz um novo trajeto em outro componente com o TCP alterado e em seguida também deposita a segunda caneta no magazine.
7.5 Aplicação de Cola
Esta aplicação consiste em medir com o robô um ponto fixo no espaço tridimensional (biqueira da máquina de cola) demonstrando o conceito de TCP externo ou estacionário. Após isso, o manipulador retira uma placa curvilínea (simulando como se a placa fosse a “porta” de um carro) e realiza a aplicação de colagem seguindo uma trajetória irregular e complexa no componente.
7.6 Aplicação de Paletização
Esta aplicação consiste na criação do mosaico e paletização de “caixas” (cubos) em dois lados de uma mesa, simulando uma linha de produção. Após definição do mosaico, o robô retira os cubos do magazine e os paletiza em número finito do lado A da mesa através de um sistema de contagem desenvolvido pelo usuário fazendo-se uso de cálculos de coordenadas. O mesmo modelo matemático deve capaz de fazer a mesma paletização do lado B da mesa. Após isso, o sistema de ventosas da garra, despaletiza os cubos de ambos os lados da mesa (A e B) e os devolve para o magazine de cubos.
7.7 Aplicação de Visão
Esta aplicação consiste na criação do mosaico e paletização de “caixas” (cubos) em dois lados de uma mesa, simulando uma linha de produção otimizada. Após definição do mosaico, o robô retira os cubos do magazine e os apresenta para inspeção de uma câmera. Após classificação do tipo de caixa (cubo), o robô paletiza do lado A ou do lado B de acordo com as coordenadas espaciais enviadas pela câmera. As caixas (cubos) que forem reprovadas na inspeção por algum motivo, serão depositadas em uma mesa giratória de rejeito que estará estacionária. Após o giro da mesa, o sistema de ventosas da garra; através de um sensor de altura, despaletiza os cubos da mesa giratória e os devolve para o magazine através de modelo matemático.
7.8 Aplicação de Solda Arco e Ponto
Esta aplicação consiste em retirar a caneta menor do magazine e simular um cordão de solda MIG/MAG em um plano convexo inclinado seguindo uma trajetória tipo spline. Após, isso o robô devolve a caneta menor, retira a caneta maior do magazine com troca de TCP’s e simula uma aplicação de solda ponto nos cantos dos componentes da mesa.
Siemens Digital Industries Software (antiga SIEMENS PLM) firma parceria com Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.)
• Colaboração entre as empresas tem como objetivo aumentar o número de peritos em robótica para a Indústria 4.0
Para oferecer treinamento nas áreas de automação, mecatrônica e robótica industrial em uma unidade móvel avançada de alta tecnologia (pioneira no Brasil), o Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.) utiliza plataforma Siemens PLM que possibilita programar e simular robôs de diferentes fabricantes em uma mesma célula.
A expectativa do uso de ferramentas Siemens PLM, segundo Rogério Vitalli, diretor executivo do I.A.R., será enfatizar competências dos robotistas pouco exploradas, como processos industriais e manufatura digital. “Com o tempo, será possível formar profissionais para a Indústria 4.0 habilitados em três frentes principais, como robótica, automação industrial e manufatura digital” explica.
O I.A.R. formou em dois anos mais de 90 peritos em robótica do mais alto nível, e tem observado que as grandes empresas já estão avançando no conceito de Industria 4.0. “Precisamos que os empresários busquem esse movimento, mas de maneira que seus próprios funcionários participem de soluções de projetos desafiadores para que possamos auxiliá-los na migração para o conceito de Indústria 4.0 com soluções inovadoras”, reforça Vitalli.
Além do trabalho com qualificação, que oferece treinamento aplicado para robótica em um caminhão escola com uso de soluções Siemens em células mecatrônicas adaptadas ao conceito de Indústria 4.0, a parceria se estende para áreas de serviços e consultoria em que o IAR – juntamente com a Siemens PLM – entram em contato com o gestores e tomadores de decisão otimizando oportunidades de negócios no mercado de manufatura avançada.
Atualmente o I.A.R. possui parceria com grandes empresas do ramo Automotivo, Manufatura, Robótica e Bens de Consumo. Nesse cenário, a Siemens contribuirá com sua expertise em PLM e com soluções virtualizadas de seus produtos para implementar com toda a riqueza de detalhes o que foi pensado e simulado. “O resultado é a validação real de todo o processo do ciclo de vida com alto valor agregado, um grande diferencial para o setor”, conclui Vitalli.
Sobre a Siemens PLM Software
A Siemens PLM Software, uma unidade de negócio da Siemens Digital Factory Division, é líder mundial no fornecimento de software de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) e de gerenciamento de operações de manufatura (MOM), além de sistemas e serviços com mais 15 milhões de licenças e mais de 140 mil clientes no mundo todo. Sediada em Plano, Texas, a Siemens PLM Software trabalha colaborativamente com seus clientes para oferecer soluções baseadas em software que ajudam empresas de todos os lugares a alcançar uma vantagem competitiva sustentável, tornando reais as inovações que importam. Veja mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens PLM Software em www.siemens.com/plm.
Sobre o I.A.R – Instituto Avançado de Robótica e a Pós-Graduação
O Instituto Avançado de Robótica® – I.A.R. empreendeu muito esforço para o desenvolvimento de especializações inéditas e pioneiras para o Brasil. Um projeto exclusivo, com uma estrutura de tecnologia de ponta, apoio de sofisticados laboratórios (unidade móvel), método de ensino estruturado, conteúdos relevantes das disciplinas, profissionais experientes, interdisciplinaridade com o ensino, modelo de negócio e correlação com a indústria só fazem sentido caso tudo isso seja “pensado” primeiro no mundo virtual para depois “acontecer” no mundo real. Portanto, é mandatório a uso dos softwares e todas as soluções SIEMENS PLM para a nossa pós-graduação, explica Rogério Vitalli – Diretor Executivo do I.A.R.
Processo de Seleção para a Especialização em Engenharia Robótica ®
TURMA: MARÇO/2024 – Processo Seletivo Aberto na aba ao lado
Valor: 15 Parcelas de R$ 1.200,00 + R$ 300,00 (pré-matrícula).
Local: Santo André / SP
Periodicidade: Um final de semana por mês Presencial (sábados e domingos integrais). O calendário acadêmico será decidido juntos com os aprovados no início das aulas.
Lives: 08/08/2023 ou 12/09/2023 ou 17/10/2023 ou 21/11/2023 às 20:00 ou 12/12/2023 às 20:00.
Link Direto: https://meet.google.com/ueb-kmhu-hay
Esclarecimento de Dúvidas com o Criador e Coordenador do Curso.
Divulgação da Lista de Aprovados: 20/02/2024
Pré-Matrícula Online: Dê 20/02/2024 até 29/02/2024 -> Impreterivelmente
Data de Início/Aula Magna: 01/03/2024 (Reunião Virtual)
Número Máximo de Vagas: 20
OBS-01: O I.A.R. abrirá turma com no mínimo 10 alunos.
OBS-02: É de responsabilidade do aluno providenciar Notebook compatível com as disciplinas do curso. (Recomendável: Processador I7 com Windows 10).
Resultado do Processo Seletivo da TURMA: Fevereiro/2022 (72 inscritos):
- VITOR ARAUJO FRANCISCO
- VANDO JO SÉ DA SILVA
- DANIEL PEREIRA DE CARVALHO
- TIAGO DE AGUIAR SOUZA
- JEFERSON NICACIO DE MENDONCA
- WELINGTON DE SOUZA RIBEIRO
- FABIO DOS SANTOS FERNADES
- IGOR MANOEL GARBIM CRUZ
- DANIEL PEREIRA DE CARVALHO
- LUCAS RIBEIRO DE FARIA
Resultado do Processo Seletivo da TURMA: Agosto/2021 (59 inscritos):
- Kennedy Robert Sotana Bertoncelli
- Filipe Barbosa Amorim
- Maria Ribeiro dos Santos
- Leonardo Ferrari Aggio
- Felipe Francisco Benicá Ramos
- Kaique Marcondes Brione
- Marcelo Quintino
- Ricardo Luiz Ciuccio
- Glauber Gonçalves de Oliveira
- Diego Muzzilli Salaes
- Guilherme Cunha Gottschall
- Caroline MArtins Sierro
Resultado do Processo Seletivo da TURMA: Fevereiro/2021 (47 inscritos):
- Alan Carlos Gonçalves Ramos da Silva
- André da Costa Cardoso
- Adriano Tavares Viana
- Bruno Franklin
- Brenda Duarte castro
- Caio Muniz Cotelo
- Estenio Augusto Braga Gois
- Evandro Oliveira Santos
- Flávio Salgado
- Genivaldo de Souza Quirino
- Joelson Fernando da Costa
- José Renato Damasceno
- Leonildo Carnevalli Junior
- Marcos de Assis Bernardes
- Marcelo Campos Rebouças
- Wellington Guedes Ataíde Silva
ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
A Educação Tecnológica guarda compromisso prioritário com o futuro, no qual o conhecimento vem se transformando no principal recurso gerador de riquezas, seu verdadeiro capital e exigindo, por sua vez, uma renovação da escola e da indústria, para que assumam seu papel transformador da realidade econômica e social do país.
A chamada educação tecnológica é aquela que prepara um cidadão competente e crítico para todo o ambiente em que vive e não só para o trabalho em si. É uma educação que prepara para a vida, para tomar decisões, integrar conhecimentos e colaborar. Prepara para agir e não só para reagir, para planejar e não apenas executar. Para ter competência no trabalho e diante da vida como um todo.
Pesquisas científicas já confirmaram que a utilização de tecnologia facilita a aprendizagem escolar. As ferramentas tecnológicas, além de auxiliar o professor nas atividades realizadas em sala de aula, estimulam os alunos a buscar novos conhecimentos e recursos, e a socializar mais suas descobertas com os colegas, por meio de compartilhamentos. Também facilitam o processo de ensino à medida em que conteúdos mais complexos podem, por exemplo, ser ilustrados em outros formatos, aumentando a chance de entendimento dos alunos. A absorção das novas tecnologias nas aulas poderá, ainda, aumentar a participação, a criatividade e a pro-atividade.
É pressuposto básico que o docente da educação tecnológica seja, essencialmente, um sujeito voltado à reflexão e pesquisa, aberto ao trabalho coletivo e à ação crítica e cooperativa, comprometido com sua atualização permanente na área de formação específica e pedagógica. O professor da educação tecnológica também deve ser capaz de permitir que seus alunos compreendam, de forma crítica, o mundo do trabalho, dos objetos e dos sistemas tecnológicos dentro dos quais estes evoluem. O conhecimento se formará e se desenvolverá por intermédio de um processo de construção mútua, em que o professor não é mais o detentor absoluto do conhecimento, mas sim um mentor e facilitador do processo de aprendizagem de seus alunos
Dessa forma, subentende-se que o papel do professor de educação tecnológica prescinde de uma completa reformulação, em que será necessário um constante reaprender/reconstruir novos métodos e novas linguagens. Professor, aluno e conhecimento não deverão mais ser vistos como elementos isolados e individuais do processo de aprendizagem. A interatividade entre professor, aluno e conhecimento deverá ser o principal foco dessa abordagem, a qual será dinamizada por privilegiar a construção coletiva das competências.
Diante deste contexto e por acreditar na importância da área de Exatas, Humanas e Biológicas e todas as suas especificidades, o Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.), que vem inovando o segmento educacional na resolução de problemas aplicados, desenvolveu o curso de pós graduação lato sensu (especialização) em Educação Tecnológica.
O curso pretende abordar com profundidade o tema, e possibilitando muita experiência prática dentro da unidade móvel do I.A.R. de alta tecnologia, por meio de uso de softwares de última geração e. A intenção é formar especialistas em Educação Tecnológica para atuarem em um campo de conhecimento atual, inovador, e muito promissor para inserção no mercado de trabalho brasileiro.
BENEFÍCIOS
01- “Casamento” entre as áreas de EXATAS, HUMANAS e BIOLÓGICAS; |
||
02- Produtividade e Competitividade para as Escolas e as Empresas; | ||
03- Integração entre as competências técnicas (hard skills) e as competências socioemocionais (soft skills); | ||
04- Customização do Trabalho Coletivo; | ||
05- Inovação e Aprendizagem de Novas Tecnologias; | ||
06- Competência baseada na Pedagogia de Projetos; | ||
07- Compromisso com o Pensar, Planejar e Executar; | ||
08- Socializar Descobertas; | ||
09- Humanização entre Professores e Alunos; | ||
10- Formação Crítica de Profissionais Qualificados. |
DESAFIOS
01- Melhorias e Contribuições para a BNCC; |
||
02- Cocriação de Novos Empregos; | ||
03- Criatividade e Flexibilidade nos Processos Ágeis; | ||
04- Inteligência e Conexão na Solução de Problemas; | ||
05- Adequações das Escolas aos Itinerários Formativos; | ||
06- Criação e Validação de Metodologias de Ensino Inovadoras; | ||
07- Inovação Colaborativa entre Professores e Alunos; | ||
08- Mapeamento das Trilhas de Conhecimento na Educação Tecnológica; | ||
09- Simulação e Validação Digital das Técnicas de Ensino-Aprendizagem; | ||
10- Qualificação em Alto Nível da Mão de Obra. |
Objetivos Gerais
Formar especialistas em Educação Tecnológica e proporcionar oportunidade para atuarem na Educação Brasileira em unidades escolares e empresas de tecnologia, apoiado no método “Pedagogia de Projetos”, focado em ensinar por meio da experiência. Essa metodologia propõe que o estudante se conecte a um projeto de pesquisa e que se interesse por ele, desenvolvendo não apenas as competências técnicas (hard skills), bem como as sócioemocionais (soft skills). Aqui, o papel do professor é o de favorecer o ensino com base em descobertas surgidas das pesquisas realizadas sob sua orientação.
Objetivos Específicos
O especialista em Educação Tecnológica possuirá conhecimentos específicos para unir a educação, a robótica e a cultura maker através de projetos. Esses projetos se baseiam na ideia de que os educandos devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, com base em um ambiente de colaboração inovativa e transmissão de informações entre professores e alunos.
Esse programa de formação é destinado a profissionais, graduados em qualquer área de atuação (Exatas, Humanas ou Biológicas) interessados na melhor compreensão das particularidades da relação entre a Educação e as Tecnologias. A proposta busca atender aos professores, educadores e demais profissionais graduados interessados na temática, sejam eles já atuantes na educação básica, superior, corporativa ou como consultores-autônomos.
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
O programa aborda aspectos fundamentais na reconstrução da Educação Moderna, alinhado com Tecnologias aplicadas em Projetos Inteligentes. A concepção das disciplinas teóricas foi cuidadosamente desenvolvida, de maneira aplicada e com alto rigor acadêmico, ou seja, cada conteúdo ministrado será fecundado com exemplos práticos em modernos laboratórios.
As abordagens práticas motivam a criação do curso de especialização porque os alunos poderão vivenciar projetos que são concebidos primeiro em ambiente virtual, e depois são implementados no mundo real.
Através de parcerias com escolas e empresas, o convívio presencial entre alunos, professores e consultores serão com foco total na inovação colaborativa. Os participantes terão experiências com especialistas e profissionais com ampla experiência no mercado de trabalho. Durante o decorrer do programa, o pós-graduando poderá realizar o seu TCC aplicado à um problema real do cotidiano escolar, acadêmico ou empresarial.
Do projeto pedagógico até a validação e entrega final, e sob a orientação de um professor do programa e um co-orientador externo, será possível realizar a integração completa entre áreas técnicas e sócio comportamentais, não importando o histórico de formação prévia do aluno (Exatas, Humanas ou Biológicas). Temos intenção de atingir inovação e resultados expressivos com o uso da unidade móvel de robótica de alta tecnologia do Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.) ao qual possui alto valor agregado para desenvolvimento de pesquisa de ponta.
MONOGRAFIA (TCC) – Obrigatório
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (PARTE PRÁTICA)
A-) Identificar um problema (“case real”) na escola que permita a implantação de uma solução de educação tecnológica.
B-) Identificar um problema (“case real”) na empresa que permita a implantação de uma solução de educação tecnológica.
USO DE SOFTWARES
No decorrer nas disciplinas do programa de pós-graduação Lato Senso os docentes do I.A.R. farão uso dos softwares mais inovadores em Educação Tecnológica.
CARGA HORÁRIA | DISCIPLINAS | ||||
40 | 1 | Fundamentos da Educação Tecnológica; | |||
40 | 2 | O Papel do Professor no Mundo VUCA; | |||
40 | 3 | Ferramentas e Métodos Aplicados na Educação Tecnológica; | |||
40 | 4 | Transformando Vidas por meios de Eventos Científicos (Torneios, Feiras e Competições); | |||
40 | 5 | Modelos e Práticas em Laboratórios de Educação Tecnológicas no Mercado; | |||
40 | 6 | Fundamentos de Programação; | |||
40 | 7 | Soft Skills; | |||
40 | 8 | Empreendedorismo, Propósito e Vida; | |||
40 | 9 | Estudos da BNNC; | |||
40 | 10 | Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Obrigatório. | |||
Total: 400 |
Disciplina | ||
1- ) Fundamentos da Educação Tecnológica Ementa |
||
2- ) O Papel do Professor no Mundo VUCA
Ementa |
||
3- ) Ferramentas e Métodos Aplicados na Educação Tecnológica Ementa |
||
4- ) Transformando Vidas por meios Eventos Científicos (Torneios, Feiras e Competições)
Ementa |
||
5- ) Modelos e Práticas em Laboratórios de Educação Tecnológicas no Mercado
Ementa |
||
6- ) Fundamentos de Programação
Ementa |
||
7- ) Soft Skills
Ementa |
||
8- ) Empreendedorismo, Propósito e Vida Ementa |
||
9- ) Estudos da BNNC
Ementa |
||
10- ) Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Obrigatório
Métodos e Técnicas para a elaboração e execução do Projeto de Pesquisa. Organização metodológica da monografia. Normas. Metodologia para elaboração de textos científicos. |
METODOLOGIA
A metodologia consiste em aulas expositivas com docentes e especialistas de notório saber com ampla experiência nas áreas de Educação Tecnológica, Empresa, Indústria e outras (Teatro, Oratória e Criatividade etc). As aulas práticas com retorno constante à teoria serão capazes de demonstrar problemas vivenciados no cotidiano. Serão empregados recursos com alto valor agregado com o uso de licenças de softwares de última geração (ferramentas avançadas de simulação e dinâmica). Por fim, a inovação no método de ensino pretendido integra a resolução de problemas aplicados dentro da unidade móvel avançada com alta tecnologia do Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.) por meio de consultorias e pesquisa aplicada.
INTERDISCIPLINARIDADE
Correlação entre as disciplinas com os objetivos do programa. Ambas estão alinhadas com os problemas reais do cotidiano do especialista em Educação Tecnológica. Porém, a interdisciplinaridade acontece quando se aprofunda o conhecimento em áreas que possibilitam pesquisa e inovação através de temas atuais, aos quais a tecnologia é o estado da arte.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As atividades complementares serão mandatórias e farão parte da experiência que este profissional precisa adquirir. Ela acontecerá pelas palestras, workshops com especialistas, visitas guiadas às escolas e empresas do setor, discussão de estudo de casos, feiras especializadas e consultorias com os profissionais do Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.).
Especificação Técnica – UNIDADE MÓVEL DE ROBÓTICA AVANÇADA DO I.A.R.
1.0 SEMI-REBOQUE FURGÃO ESPECIAL (PARCEIRO: FACCHINI)
1.1 Estrutura inferior
Longarinas Vigas em perfil “I” fabricadas em aço de alta resistência. Travessas Passantes em perfil “Z” interligando as longarinas. Corrimão Perfil em “C” ao longo de todo comprimento. Pino Rei Flangeado de 2″, conforme NBR 5548.
1.2 Assoalho
Em chapa de aço xadrez de 4.75 mm.
1.3 Caixa de Carga
Painéis laterais, frontal e teto em perfis extrudados de alumínio formando o quadro externo e perfis de aço galvanizado formando a estrutura interna dos mesmos. O revestimento externo das laterais é de chapa corrugada pré-pintada na cor branca com alumínio corrugado polido. O revestimento externo do painel frontal é em chapa lisa branca. O revestimento externo do teto é em chapa de alumínio lisa em peça única sem emendas. Portas em perfis de alumino extrudados com reforços internos em perfis de aço, com revestimento externo em chapa branca de aço lisa e revestimento interno em chapa de aço galvanizada. O contorno recebe perfil de borracha com a finalidade de garantir a vedação. Os quadros das portas compostos de perfis tubulares de aço nas colunas e base com perfil superior em chapa dobrada de aço. O mesmo é montado por meio de solda MIG/MAG robotizada com posterior banho decapante, desengraxante e pintura eletrostática a pó. As laterais
e o frontal recebem internamente ripamento em perfilados de aço galvanizado. Na parte inferior é instalado rodapé de perfilado de aço galvanizado e as laterais recebem internamente perfis tubulares galvanizados com a finalidade de amarração da carga.
1.4 Suspensão
Balancim, com suportes de molas estampados; molas semi-elípticas; balanças em aço USI SAC 350, articuladas em pinos e buchas de aço tratadas termicamente; apoio das molas do tipo troca rápida; braços tensores articulados em buchas de borracha.
1.5 Rodeiro
Eixo tubular de seção circular, com capacidade de 11 toneladas, fabricado em peça única (sem solda). Freio tipo eixo came S, com lonas de 16 ½” x 8”, acionadas por câmara de freio de 30 polegadas e freio de estacionamento “spring brake” atendendo a resolução do Contran 152/03.
1.6 Pé de Apoio
Pés de apoio frontal e, mecânico de 2 velocidades, com capacidade levantamento de 24 toneladas e carga estática de 50 toneladas.
1.7 Sistema pneumático de freio
O sistema pneumático de freio do veículo está em conformidade com a legislação de trânsito em vigor, sendo testado e aprovado na sua configuração original, atingindo a eficiência exigida pela Resolução 777/93 do CONTRAN.
1.8 Sistema elétrico
Para 24 Volts, com tomada de luz de sete vias. A fiação é protegida por dutos plásticos, possui lanternas traseiras (delimitadoras, freio e sinalização), lanternas laterais delimitadoras (led), iluminação da placa de licença e retro-refletores, conforme legislação do CONTRAN.
2.0 CUSTOMIZAÇÃO ESPECIAL (PARCEIRO: FACCHINI EQUIPAMENTOS)
2.1 Salas de Treinamento (KUKA e ABB)
Cadeiras Universitárias Turim com concha dupla, estrutura interna em madeira laminada, com perfil de proteção nas bordas. Braços totalmente revestidos em poliuretano injetado integral skin, com alma interna em aço. Estrutura fixa, pé palito, com sapatas em nylon. Prancheta escamote Avel e porta livros. Acabamento dos braços, perfis e estrutura na cor preta média. Pintura epóxi-pó. Mesas para os instrutores do treinamento com 2 gavetas com chave, cadeira secretária giratória com base de nylon com regulagem a gás e mecanismo com regulagem de movimento para: “Assento-Encosto-Altura” – com alavancas independentes para cada função.
2.2 Projetores Multimídia (TV´s Smart´s)
Projetor HMI com tela, lousa interativa e ligação elétrica. Instalação de cabeamento para rede de computador e cabo de antena para conexão via satélite. Rede elétrica embutida com tomadas em 110/220.
2.3 Câmeras para Videoconferência
Interação com os alunos por áudio e vídeo. Conferência via Skype, com ex-alunos, robotistas profissionais e com o diretor executivo e empresas parceiras do I.A.R.
2.4 Sistemas de Ar-condicionado
Ar Condicionado Split Cassete 30.000 BTU/s, Quente/Frio 220v, Bifásico LG com sistema apropriado para trabalhar em ambientes com entre forro. O LG Split Cassete Bifásico proporciona conforto térmico, além de contar com design arrojado. Sua evaporadora é mais compacta (mais baixa), possibilitando a instalação da máquina de maneira versátil, principalmente para a climatização de ambientes com pé direito alto. Possibilidade de ajuste da vazão de ar dos cassetes para 3 níveis de altura, o que possibilita a utilização em instalações com teto elevado.
2.5 Acabamento Interno
Interior das salas com isolamento acústico, paredes forradas e revestimentos com MDF especial. Teto rebaixado para instalação do ar condicionado tipo cassete. Iluminação interna em lâmpadas “led” e autofalantes de som embutidos no teto. Medidor de consumo de energia, fiação internamente do baú, com eletro dutos galvanizados, chave de proteção para os equipamentos instalados, caixa de distribuição e de disjuntores. Portas internas de correr em alumínio com acrílico interno tipo deslizante, com “insufilme” (devido ao ar condicionado).
2.6 Acabamento Externo
Plataformas e escadas laterais, tipo gaveta, de acesso para áreas da sala de treinamento, guarda corpo e corrimão dos dois lados atendendo as normas de segurança e ergonomia. Toldo para proteção da chuva e sol em toda sua extensão externa na lateral das escadas de acesso. Película para isolamento térmico e impermeabilizante na parte externa do teto (Manta Asfáltica).
3.0 SISTEMA MECÂNICO E GARRAS ROBÓTICAS (PARCEIRO: SCHUNK)
3.1 Garras Prismáticas
Garras Duplas, em alumínio, no formato de prisma, para melhor desempenho dos robôs, equipadas com “grippers” SCHUNK, paralelos e auto-centrantes de um lado e ventosas PIAB do outro para variações de aplicações.
3.2 Estruturas das Bases dos Robôs
Estrutura tubular soldada, formada por tubos industriais com perfil 40 x 40 x 4 mm, para garantir rigidez e permitir altas acelerações dos robôs, bem como garantir o dimensional dos dispositivos. Acabamento em pintura eletrostática a pó.
3.3 Magazines para paletização
Os Magazines para os robôs KUKA Agillus KR 6 R900 sixx e ABB IRB-120 diferem entre si no posicionamento já que, estes tem alcances distintos. Porém, os componentes são iguais (mesmas dimensões). Cada magazine é formado por:
1 Placa de aço 774 x 540 x 10 (mm) para fixação dos suportes;
1 Placa de aço 775 x 890 x 10 (mm) para suporte do robô;
3 Torres para depósito de blocos;
2 Suportes para blocos-caneta;
1 Suporte para bloco com superfície curvilínea;
1 Suporte para câmera COGNEX;
1 Mesa de Ø200 (mm) com sistema pneumático de giro para simulação de paletizacão e manipulação com visão robótica;
1 Placa de alumínio 510 x 260 x 8 (mm) incorporado com um corpo cilíndrico;
1 Suporte para caneta para simulação de cola
1 Quadro de alumínio com tubos de perfil 40 x 40 x 4 mm e placas de policarbonato, para enclausuramento das células.
3.4 Peças para manipulação
Cada robô poderá manusear as seguintes peças:
- 30 blocos 69 x 50 x 45 (mm) em alumínio anodizado; (todos os blocos tem a mesma dimensão);
- 1 Bloco associado a uma caneta de tamanho grande (”bloco-caneta G”);
- 1 Bloco associado a uma caneta de tamanho pequena (”bloco-caneta P”);
- 1 Bloco associado a uma superfície curvilínea.
4.0 SEGURANÇA E AUTOMAÇÃO DA CÉLULA MECATRÔNICA (PARCEIRO: MCK)
4.1. Manipulador Robótico KUKA
Painel Elétrico contendo um PLC Siemens S7 1200 controlando o robô e câmera Cognex rede em Profinet. Para o controle de I/O são 32 entradas e 32 saídas todas disponíveis em borne, considerando sensores 3 fios e bobinas de 24 Vcc. A segurança vai ser feita por uma barreira óptica pequena categoria 4 e um relê de segurança que envia os sinais para os robô. Especificado uma caixa com os botões de reset emergência, reset barreira, inicio de ciclo, fim de ciclo e também um Switch Wireless para possibilitar o uso de Tablet como IHM.
4.2. Manipulador Robótico ABB
Painel Elétrico contendo um PLC Siemens S7 controlando o robô e câmera Cognex rede em Profibus. Para o controle de I/O são 32 entradas e 32 saídas todas disponíveis em borne, considerando sensores 3 fios e bobinas de 24 Vcc. A segurança vai ser feita por uma barreira óptica pequena categoria 4 e um relê de segurança que envia os sinais para os robô. Especificado uma caixa com os botões de reset emergência, reset barreira, inicio de ciclo, fim de ciclo e também um Switch Wireless para possibilitar o uso de Tablet como IHM.
5.0 SISTEMA DE VISÃO (PARCEIRO: COGNEX)
5.1 Sistema de visão Cognex In-Sight 7200-11
Sistemas de visão In-Sight, modelo de câmeras IS7200-11, com sistema de iluminação led na cor vermelha integrado, ajuste de foco automático com PatMax, 6mm, Red Light,800 x 600 (SVGA). Resolução de 102 frames por segundo, IP67 com proteção de lente, 4 entradas e 4 saídas de 24 V DC e conexão RS-232.
5.1 Sistema de Orientação
Este sistema irá realizar dois tipos de aplicação padrão para VGR (Vision Guided Robot). Aplicação-1: Localização por imagem de uma peça a ser paletizada pelo robô. Aplicação-2: Manipulação da peça, feita pelo robô para que o sistema de visão inspecione e identifique possíveis falhas no produto em diferentes posições.
6.0 SOFTWARE DE SIMULAÇÃO (PARCEIRO: SIEMENS PLM)
6.1 Sumário
O uso de robôs aumenta rapidamente, em uma variedade de indústrias. Mais e mais tarefas que antes eram realizadas por seres humanos agora são feitas por robôs. A Tecnomatix ® Software da Siemens PLM é um líder comprovado na simulação robótica e no mercado de programação off-line. O Robot Expert oferece um sistema de software fácil de implementar aplicações industriais únicas, como pick-and-place, soldagem a arco, polimento, colagem e outros. Os softwares Robot Expert, Plant Simulation e Process Simulate permitem a concepção, simulação, otimização e programação off-line de aplicações robóticas para maximizar a velocidade, flexibilidade e operação desses sistemas automatizados. Apresenta um ambiente 3D intuitivo e combina a simplicidade para otimizar caminhos robóticos e melhorar os tempos de ciclo com o poder de simulação de células de produção completas.
6.2 Benefícios
Otimização de processos virtualmente, maior produção através do tempo ciclo otimizado, padronização na programação de robôs de vários fabricantes, reduzido tempo de inatividade ao introduzir uma mudança ou um novo produto, prevenção de riscos humanos e danos caros a equipamentos durante nova introdução de programa e fácil sintaxe na programação de robô especiais.
6.3 Diferenciais
Modelagem 3D de ferramentas de cinemática, suporte para os robôs a partir de uma vasta gama de fornecedores, detecção de colisão, representação e gráfico de Gantt, programação off-line estruturada, cálculo preciso do tempo de ciclo usando simulação com realidade virtual, interface de usuário altamente personalizada e capacidade para fazer upload de programas de robô do chão de fábrica.
7.0 ROBÓTICA INDUSTRIAL APLICADA (I.A.R. – Engenharia Robótica®)
7.1 Manipulador Robótico ABB
Robô Industrial modelo IRB-120, com 06 (seis) eixos espaciais, alcance máximo de 580 mm, capacidade máxima de carga de 4 kg (suportável até 06 kg) e Sistema de Controle IRC-5 (compact). Os periféricos são: FlexPendant com 7 metros de comprimento. Placa de I/O com 16 entradas (24Vcc) e 16 saídas digitais (24Vcc). Fonte de alimentação para sinais das placas de I/O, saída máxima 24Vcc/4A. Comunicação via Placa PCI DeviceNet Lean (master) e Profibus-DP (Slave). Os softwares dedicados são: Collision Detection para proteção anti-colisão do punho do robô (com sistema de monitoramento de picos de corrente nos motores do robô). World Zones, que permite o monitoramento da área onde o TCP do robô está durante toda a execução do programa. Path Recovery, que permite o armazenamento da trajetória, caso ocorra uma interrupção no sistema, e a sua recuperação, com o robô voltando ao ponto da trajetória em que estava no momento da parada. PC Interface para comunicação com PC, via Ethernet. Multitasking para multiprocessamento de tarefas no controlador.
7.2 Manipulador Robótico KUKA
Robô Industrial modelo Agilus KR 6 R900 six, com 06 (seis) eixos espaciais, alcance máximo de 900 mm, capacidade máxima de carga de 6 kg e Sistema de Controle KRC-4 (compact). Os periféricos são: SmartPad com 10 metros de comprimento, Interface X51,. Placa de I/O com 16 entradas (24Vcc) e 16 saídas digitais (24Vcc). Fonte de alimentação para sinais das placas de I/O, saída máxima 24Vcc/4A. Linguagem KRL e comunicação via Profnet (master). Os softwares dedicados são: Software Gripper & SpotTech 3.1, Micro EMD Mastering Set.
7.4 Aplicação de Manipulação
Esta aplicação consiste em manipular duas canetas de tamanhos diferentes. Ambas possuem TCP’s e dados de carga opostos e estão depositadas em um magazine de canetas. O robô retira a primeira, faz o contorno em um componente fixo em uma mesa convexa seguindo trajetórias variadas; depois deposita a primeira caneta no magazine. Retira a segunda e faz um novo trajeto em outro componente com o TCP alterado e em seguida também deposita a segunda caneta no magazine.
7.5 Aplicação de Cola
Esta aplicação consiste em medir com o robô um ponto fixo no espaço tridimensional (biqueira da máquina de cola) demonstrando o conceito de TCP externo ou estacionário. Após isso, o manipulador retira uma placa curvilínea (simulando como se a placa fosse a “porta” de um carro) e realiza a aplicação de colagem seguindo uma trajetória irregular e complexa no componente.
7.6 Aplicação de Paletização
Esta aplicação consiste na criação do mosaico e paletização de “caixas” (cubos) em dois lados de uma mesa, simulando uma linha de produção. Após definição do mosaico, o robô retira os cubos do magazine e os paletiza em número finito do lado A da mesa através de um sistema de contagem desenvolvido pelo usuário fazendo-se uso de cálculos de coordenadas. O mesmo modelo matemático deve capaz de fazer a mesma paletização do lado B da mesa. Após isso, o sistema de ventosas da garra, despaletiza os cubos de ambos os lados da mesa (A e B) e os devolve para o magazine de cubos.
7.7 Aplicação de Visão
Esta aplicação consiste na criação do mosaico e paletização de “caixas” (cubos) em dois lados de uma mesa, simulando uma linha de produção otimizada. Após definição do mosaico, o robô retira os cubos do magazine e os apresenta para inspeção de uma câmera. Após classificação do tipo de caixa (cubo), o robô paletiza do lado A ou do lado B de acordo com as coordenadas espaciais enviadas pela câmera. As caixas (cubos) que forem reprovadas na inspeção por algum motivo, serão depositadas em uma mesa giratória de rejeito que estará estacionária. Após o giro da mesa, o sistema de ventosas da garra; através de um sensor de altura, despaletiza os cubos da mesa giratória e os devolve para o magazine através de modelo matemático.
7.8 Aplicação de Solda Arco e Ponto
Esta aplicação consiste em retirar a caneta menor do magazine e simular um cordão de solda MIG/MAG em um plano convexo inclinado seguindo uma trajetória tipo spline. Após, isso o robô devolve a caneta menor, retira a caneta maior do magazine com troca de TCP’s e simula uma aplicação de solda ponto nos cantos dos componentes da mesa.
Siemens Digital Industries Software (antiga SIEMENS PLM) firma parceria com Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.)
• Colaboração entre as empresas tem como objetivo aumentar o número de peritos em robótica para a Indústria 4.0
Para oferecer treinamento nas áreas de automação, mecatrônica e robótica industrial em uma unidade móvel avançada de alta tecnologia (pioneira no Brasil), o Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.) utiliza plataforma Siemens PLM que possibilita programar e simular robôs de diferentes fabricantes em uma mesma célula.
A expectativa do uso de ferramentas Siemens PLM, segundo Rogério Vitalli, diretor executivo do I.A.R., será enfatizar competências dos robotistas pouco exploradas, como processos industriais e manufatura digital. “Com o tempo, será possível formar profissionais para a Indústria 4.0 habilitados em três frentes principais, como robótica, automação industrial e manufatura digital” explica.
O I.A.R. formou em dois anos mais de 90 peritos em robótica do mais alto nível, e tem observado que as grandes empresas já estão avançando no conceito de Industria 4.0. “Precisamos que os empresários busquem esse movimento, mas de maneira que seus próprios funcionários participem de soluções de projetos desafiadores para que possamos auxiliá-los na migração para o conceito de Indústria 4.0 com soluções inovadoras”, reforça Vitalli.
Além do trabalho com qualificação, que oferece treinamento aplicado para robótica em um caminhão escola com uso de soluções Siemens em células mecatrônicas adaptadas ao conceito de Indústria 4.0, a parceria se estende para áreas de serviços e consultoria em que o IAR – juntamente com a Siemens PLM – entram em contato com o gestores e tomadores de decisão otimizando oportunidades de negócios no mercado de manufatura avançada.
Atualmente o I.A.R. possui parceria com grandes empresas do ramo Automotivo, Manufatura, Robótica e Bens de Consumo. Nesse cenário, a Siemens contribuirá com sua expertise em PLM e com soluções virtualizadas de seus produtos para implementar com toda a riqueza de detalhes o que foi pensado e simulado. “O resultado é a validação real de todo o processo do ciclo de vida com alto valor agregado, um grande diferencial para o setor”, conclui Vitalli.
Sobre a Siemens PLM Software
A Siemens PLM Software, uma unidade de negócio da Siemens Digital Factory Division, é líder mundial no fornecimento de software de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) e de gerenciamento de operações de manufatura (MOM), além de sistemas e serviços com mais 15 milhões de licenças e mais de 140 mil clientes no mundo todo. Sediada em Plano, Texas, a Siemens PLM Software trabalha colaborativamente com seus clientes para oferecer soluções baseadas em software que ajudam empresas de todos os lugares a alcançar uma vantagem competitiva sustentável, tornando reais as inovações que importam. Veja mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens PLM Software em www.siemens.com/plm.
Sobre o I.A.R – Instituto Avançado de Robótica e a Pós-Graduação
O Instituto Avançado de Robótica® – I.A.R. empreendeu muito esforço para o desenvolvimento de especializações inéditas e pioneiras para o Brasil. Um projeto exclusivo, com uma estrutura de tecnologia de ponta, apoio de sofisticados laboratórios (unidade móvel), método de ensino estruturado, conteúdos relevantes das disciplinas, profissionais experientes, interdisciplinaridade com o ensino, modelo de negócio e correlação com a indústria só fazem sentido caso tudo isso seja “pensado” primeiro no mundo virtual para depois “acontecer” no mundo real. Portanto, é mandatório a uso dos softwares e todas as soluções SIEMENS PLM para a nossa pós-graduação, explica Rogério Vitalli – Diretor Executivo do I.A.R.
Processo de Seleção para a Especialização em Educação Tecnológica
TURMA: MARÇO/2024 – Processo Seletivo Aberto na aba ao lado
Valor: 15 Parcelas de R$ 1.200,00 + R$ 300,00 (pré-matrícula).
Local: Santo André / SP
Periodicidade: Um final de semana por mês Presencial (sábados e domingos integrais). O calendário acadêmico será decidido juntos com os aprovados no início das aulas.
Lives: 08/08/2023 ou 12/09/2023 ou 17/10/2023 ou 21/11/2023 às 20:00 ou 12/12/2023 às 20:00.
Link Direto: https://meet.google.com/ueb-kmhu-hay
Esclarecimento de Dúvidas com o Criador e Coordenador do Curso.
Divulgação da Lista de Aprovados: 20/02/2024
Pré-Matrícula Online: Dê 20/02/2024 até 29/02/2024 -> Impreterivelmente
Data de Início/Aula Magna: 01/03/2024 (Reunião Virtual)
Número Máximo de Vagas: 20
OBS-01: O I.A.R. abrirá turma com no mínimo 10 alunos.
OBS-02: É de responsabilidade do aluno providenciar Notebook compatível com as disciplinas do curso. (Recomendável: Processador I7 com Windows 10).
Resultado do Processo Seletivo da TURMA: Agosto/2021 (29 inscritos):
- MATHEUS HENRIQUE APARECIDO DE MORAES
- JULIA CORTES
- GIOVANNA RIZZI MENEGUETTI
- GIULIA RIBAS MOLINA
- PEDRO THOMAZELLI FERREIRA
- HELENA LORETTI BATTAGLIA
- JULIA FARIAS IKENAGA
- CINTIA OLIVEIRA
- GABRIELA REGINA SOARES
- FERNANDA GOULART MORAES
- ROGERIO LAURI SENA
- GABRIELA REGINA SOARES
- SASKIA ESTELA BIASOTTI GOMES
- GABRIELA REGINA SOARES
- PEDRO DE ALMEIDA COLLETES
Resultado do Processo da TURMA: Fevereiro/2021 (19 inscritos):
- Wellington Guedes Ataíde Silva
- Jorge Rodrigues de Paula
- Joaquina Maria Purce
- Karina Corbuci
- Maurício Portinari
- Carmelita Montanari Gomes
- Juliana Fernandes Pessoa
- Arnaldo Munhóz Dinis
- Neiva Maria de Souza
- Tony Gonçalves Guimarães